Selecione a página

Santa Clara ganha Feira do Produtor Rural

A feira será um novo canal de escoamento da produção agrícola dos agricultores familiares e de assentamentos rurais

Santa Clara ganha Feira do Produtor Rural

Com apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, foi lançada na segunda-feira (6), na Praça Álvaro Taniguchi, em Araraquara, a Feira do Produtor Rural no bairro Santa Clara.

Projeto do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Araraquara, em parceria também com Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), a Feira do Produtor será realizada semanalmente no Santa Clara, todas as segundas-feiras, das 16h às 20h.

Vale destacar que a feira de Araraquara será um novo canal de escoamento da produção agrícola dos agricultores familiares e de assentamentos rurais do município.

Todos os feirantes passaram por curso de formação, ministrado pelo Senar, em parceria com o Sindicato Rural e, como diferencial, a feira apresenta uma proposta de sustentabilidade. Durante o curso do Senar, os produtores confeccionaram com bambu os seus próprios estandes de comercialização.

Vale destacar que as Feiras do Produtor têm se consolidado como uma importante estratégia de comercialização aos pequenos produtores, garantindo renda e proporcionando um comércio justo, ao eliminar a figura dos intermediários e permitindo que os lucros sejam do produtor.

Também permitem a comercialização de produtos da própria localidade, incentivam a produção de alimentos saudáveis e favorecem a permanência das famílias no campo.

Para o consumidor, a feira é uma oportunidade de adquirir produtos de qualidade, com o menor preço e manter o contato direto com quem produziu.

Integração

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, as feiras dos produtores são consideradas de suma importância para o município. “Porque contribuem para o desenvolvimento rural sustentável em um contexto amplo, fortalecendo um dos elementos finais do ciclo de trabalho com os pequenos produtores”, enfatiza Damiano.

Para a coordenadora municipal de Agricultura, Silvani Silva, a feira do produtor possibilita que também a população da periferia de Araraquara crie o hábito de consumir produtos saudáveis, com qualidade e preços justos.

Ainda vale destacar que este mesmo projeto engloba a feira do estacionamento da UPA Valle Verde, sempre as terças, das 16h às 20h, e, no mesmo horário, às sextas-feiras, em frente à Arena da Fonte.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade