Selecione a página

PSDB cobra prefeito sobre perda do selo Verde e Azul e abandono do meio ambiente

Liderados pelo vereador José Carlos Porsani, os demais vereadores da bancada tucana na Câmara: Rafael de Angeli, Dr. Helton Negrini e o presidente da Casa de Leis, Jeferson Yashuda Farmacêutico, fizeram coro sobre as cobranças feitas no requerimento apresentado na última sessão. Este certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada […]

Bancada tucana fez cobranças duras a Edinho na última sessão da Câmara

A bancada do PSDB na Câmara apresentou um requerimento na sessão dessa terça-feira (3), cobrando duramente do prefeito Edinho Silva (PT) explicações sobre a atuação da Prefeitura na preservação do meio ambiente na cidade.

Liderados pelo vereador José Carlos Porsani, os demais vereadores da bancada tucana na Câmara: Rafael de Angeli, Dr. Helton Negrini e o presidente da Casa de Leis, Jeferson Yashuda Farmacêutico, fizeram coro sobre as cobranças feitas no requerimento apresentado na última sessão.

Araraquara participa desde 2008 do Programa Município Verde Azul que abrange todo o Estado de São Paulo. A cada ciclo anual, ocorre a premiação dos primeiros colocados e a classificação daqueles que são escolhidos é publicado no “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”. Um dos requisitos para se classificar para a premiação é atingir a nota superior a 80 pontos.

Este certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do FECOB – Fundo Estadual de Controle da Poluição e do FEHIRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Araraquara recebeu o certificado SELO VERDE AZUL por 8 anos consecutivos, além disso em 2010,2011,2012 e 2013 atingiu o primeiro lugar na Bacia Tietê- Jacaré, sendo agraciada com o Prêmio Franco Montoro, que qualificou a cidade para receber a ampliação do galpão de coleta seletiva, já em 2013 recebeu uma pá carregadeira e, em 2014, um caminhão poli guindaste e mais 25 caçambas.

“Araraquara nos últimos anos foi premiada com o Selo Azul-Verde, por ter a nota acima de 80 pontos, ficou em primeiro lugar na região da Bacia Tiete-jacaré, sendo agraciada com o prêmio Franco Montoro. A pasta da Secretária do Meio Ambiente foi extinta pela atual Administração e incorporada ao DAAE.

Na semana passada fui atrás das caçambas que a cidade ganhou, disseram que estavam no Pinheirinho, não estão lá, passei no CEAMA- Centro de Formação Ambiental que foi construído com verba federal para servir as causas do meio ambiente, também não estava lá. O local está praticamente abandonado, sendo usado para colocar as mochilas dos alunos da creche ao lado. Queremos saber onde estão os profissionais que fizeram esse trabalho outrora com grande competência, o que fizeram com os Próprios que foram construídos com o dinheiro do Governo Federal, onde estão as caçambas, o caminhão, queremos saber qual projeto futuro para Araraquara? A Prefeitura Municipal tem planos para manter o meio ambiente funcionando? Se não houver um plano B elaborado pelo DAAE, a cidade vai perder mais do que já perdeu. Meio Ambiente é coisa séria, se precisar vou ao Ministério Público”, desabafou Porsani na tribuna da Câmara na última terça-feira.

Histórico do meio ambiente em Araraquara

A Secretária do Meio Ambiente foi criada em 2009 na gestão do ex-Prefeito Marcelo Barbieri. A intenção da administração anterior era criar um instrumento institucional que cuidasse da proteção, da conservação e da recuperação do meio ambiente da cidade, bem como o estimulo à sustentabilidade. A pasta foi
ocupada por vários profissionais e extinta pelo atual prefeito.

Segundo a assessoria, além do Pinheirinho e do CEAMA, Porsani esteve na última segunda (2) acompanhado do Presidente Jeferson Yashuda na Estação de Tratamento de Esgoto do Município, ambos vistoriaram as instalações, conversaram com funcionários e devem elaborar outro requerimento que enviarão aos órgãos competentes, cobrando informações técnicas sobre o funcionamento daquele órgão.

Principais cobranças do PSDB

Onde está e como está sendo utilizado esse caminhão “poliguindaste” que foi recebido em 30 de dezembro de 2009?

Onde e como estão sendo utilizadas as caçambas que também foram recebidas em 30 de dezembro de 2016?

Porque toda a estrutura e o trabalho que o CEAMA fazia foram paralisados e o que está sendo feito desse local?

Quais as notas obtidas por Araraquara no 1º Semestre de 2017, dos relatórios apresentados do Programa Municipal Selo Verde Azul?

Qual a situação e as condições atuais dos bolsões de entulhos espalhados pela cidade? Como e onde estão sendo feitos os descartes de resíduos da construção civil?

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade