Select Page

Advertisement

Prefeitura amplia horário de benefício da meia passagem a estudantes



Alunos do ensino médio e superior terão horário ampliado de utilização do cartão que concede 50% de desconto nas passagens

Prefeitura amplia horário de benefício  da meia passagem a estudantes

Publicidade

Advertisement

O prefeito Edinho assinou decreto que amplia o horário de utilização do benefício da meia passagem aos estudantes do ensino médio e de universidades de Araraquara no transporte público, atendendo solicitação da vereadora Thainara Faria (PT) e de lideranças do movimento estudantil. A assinatura ocorreu nessa terça-feira (19) na Prefeitura.
A nova medida beneficia os alunos matriculados no ensino médio e em cursos superiores de graduação e pós-graduação. Até a formulação do decreto, o uso do cartão era restrito apenas ao horário das aulas (período do dia em que o aluno está matriculado).
Para os estudantes do ensino médio, o cartão estará liberado entre 6h e 16h para quem está matriculado pela manhã, entre 9h30 e 19h30 para quem estuda à tarde e entre 14h e 0h para quem está matriculado à noite. Nesse caso, o benefício deve ser utilizado apenas nos dias e horários de aula para o deslocamento entre a casa e a escola e vice-versa.
Já para alunos de graduação e pós-graduação, o cartão é liberado para todas as atividades acadêmicas regulares e complementares, independentemente do dia da semana ou horário em que elas ocorram. A única exceção é para feriados e férias escolares.
“Isso prejudicava os alunos na realização de trabalhos e atividades extraclasse, fundamentais para a formação”, afirma Edinho, que considera o decreto como um grande gesto.
“​Democratiza​mos ainda mais o acesso ao ensino​ e de​mos​ mais um passo para a democratização da educação. Parabéns à Thainara por ter trazido essa proposta, às lideranças estudantis por terem pautado esse tema e ao Consórcio Araraquara de Transportes [CAT] por, mesmo sem ter obrigação contratual, atender a essa reivindicação”, completa o prefeito.
Thainara agradeceu ao prefeito e ao CAT. “Araraquara agradece e abraça vocês. Não seria obrigação fazer isso, mas o consórcio permitiu essa ampliação do benefício”, salientou.
O diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara, Nilson Carneiro, destaca que os alunos poderão, em horário extracurricular, frequentar “biblioteca e outras atividades na universidade”.
Representando o CAT (formado por Empresa Cruz e Viação Paraty), Mauro Herszkowicz afirmou que a reivindicação é muito justa. “Não poderíamos deixar de atender essa solicitação dos jovens, da vereadora Thainara e do prefeito Edinho”, disse.
O assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano, e o presidente do Centro Acadêmico de Administração Pública da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Charles Vinícius, representando os estudantes, também agradeceram aos envolvidos na elaboração do decreto.
Ainda participaram do evento secretários municipais, coordenadores e o representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Uniara (Universidade de Araraquara), Thiago Moraes Alves.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

  • Contas a pagar

Arquivos