Select Page

Marcelo e Dárcy Vera debatem queda de repasses aos municípios



Marcelo e Dárcy Vera debatem queda de repasses aos municípios

Na tarde desta segunda-feira (28), o prefeito Marcelo Barbieri recepcionou, no sexto andar do Paço Municipal, a prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera, que estava acompanhada dos secretários Osvaldo Aparecido Ceoldo (Governo) e Marco Antonio dos Santos (Administração).
Junto com seus secretários do município de Araraquara, Nino Mengatti (de Governo) e Roberto Pereira (da Fazenda), Marcelo debateu com Dárcy Vera as atuais dificuldades enfrentadas pelos prefeitos em todo o Brasil, principalmente por conta da queda de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Nos próximos dias será realizada uma nova reunião de prefeitos e o movimento ganhará força com a participação dos chefes de Executivo da região de Ribeirão Preto e de presidentes de Câmaras Municipais.
A questão vem sendo discutida em âmbito regional desde o último dia 15, quando a Aprec (Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado), presidida por Marcelo, realizou encontro em Araraquara.
Na oportunidade, Marcelo e outros prefeitos da Associação retrataram a dramática situação vivida pelos municípios. Ao mesmo tempo em que diminui a arrecadação pela queda do FPM, crescem as despesas devido à alta carga de responsabilidades na prestação de serviços públicos, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O passivo das prefeituras tem como agravante a série de processos judiciários e a obrigatoriedade de compras de medicamentos de alto custo, mais a internação de dependentes químicos.
Na mesma reunião de Araraquara, os prefeitos propuseram várias ações envolvendo as esferas ministeriais e do judiciário até como alerta geral à crise dos municípios que atinge, consequentemente, a população brasileira.

União
A mesma pauta foi debatida na sexta-feira (25), em Rio Preto, que reuniu diversos chefes de Executivos da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), presidida por Jurandir Barbosa de Morais, prefeito de Nova Aliança, e da AmenSP (Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado), cujo presidnete é Arnaldo Shigueyuki Enomoto, prefeito de Pereira Barreto.
Os prefeitos também querem estender os debates com a APM (Associação Paulista de Municípios) e CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos