Select Page

Lula e Magdalena lideram pesquisas, mas possivelmente não serão candidatos

Lula e Magdalena lideram pesquisas, mas possivelmente não serão candidatos

José A C Silva

Araraquara está lotada de candidatos podendo fazer no máximo 3 estaduais e 2 federais, isto se a população não apoiar candidatos de fora. Atualmente, os três maiores partidos estão em uma situação complicada tanto na corrida presidencial como para outros cargos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está na frente das pesquisas eleitorais, continua preso e possivelmente não será candidato. Michel Temer (PMDB) já é carta fora do baralho, além disso, não sabemos o quanto sua rejeição pode respingar nos candidatos do partido. Geraldo Alckmin (PSDB) ainda não levantou voo e continua entre uma frase e outra, é atacado por Fernando Henrique Cardoso.

Presidenciáveis

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nessa 5ª feira (28), aponta o pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro na frente no cenário sem a candidatura de ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro está tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede) na corrida ao Planalto no limite da margem de erro. A pré-candidata tem 13% das intenções de voto.

Em seguida estão, também tecnicamente empatados, Ciro Gomes (PDT) com 8% da intenção de votos e Geraldo Alckmin (PSDB) com 6%.

Esse é o resultado da pergunta estimulada, ou seja, onde se apresenta 1 disco com a relação dos prováveis candidatos. A pesquisa foi feita de 21 a 24 de junho, com 2.000 pessoas em 128 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Álvaro Dias (Podemos) é apontado por 3% do eleitorado, enquanto Fernando Haddad (PT) e Fernando Collor de Mello (PTC), que anunciou nesta semana que não concorrerá ao cargo, têm 2% das intenções de voto, cada um.

Com menos de 1% das menções estão os pré-candidatos: Manuela D’Ávila (PC do B), João Amôedo (Novo), Rodrigo Maia (DEM), Henrique Meirelles (MDB), João Goulart Filho (PPL), Flávio Rocha (PRB), Guilherme Boulos (Psol) e Levy Fidelix (PRTB).

O percentual dos que declaram a intenção de votar em branco ou de anular o voto é de 33%. Outros 8% se declararam indecisos sobre a escolha para presidente no pleito de outubro.

Lula na frente

Na pergunta estimulada com a participação de Lula, o ex-presidente lidera com 33% das intenções de voto.

Já na pergunta de resposta espontânea (sem que sejam apresentados os nomes dos candidatos para o entrevistado), o petista aparece com 21% das intenções de voto, também na liderança.

Rejeição

Bolsonaro e Collor apresentam a maior rejeição entre os entrevistados. Um terço do eleitorado afirmou que não votaria de jeito nenhum nos candidatos. O ex-presidente Lula vem logo atrás com 31% de rejeição.

Araraquara

O jornalista José Carlos Magdalena lidera a primeira pesquisa para deputado estadual encomendada pelo O Imparcial e realizada pelo DataPress Instituto de Pesquisa, Comunição e Publicidade Ltda, em Araraquara. O levantamento realizado nos dias 3 e 4 de março passado foi registrado no TSE sob o número SP-03246/2018, traz Magdalena na ponta com 30.12% das intenções de voto na pesquisa estimulada.

O percentual do jornalista para deputado estadual supera em dobro as intenções dos seus dois principais concorrentes, os deputados Márcia Lia (PT) e Roberto Massafera (PSDB) que, empatados, apontam respectivamente 14.47% e 10.68%. Em quarto lugar na Pesquisa O Imparcial/DataPress aparece o eventual candidato Dr. Lapena com 5,49% dos sufrágios, seguido por Marcos Daniel (MDB) que marca 2,99% das preferências para Estadual na cidade.

O DataPress apresentou um disco com sete nomes cogitados para deputado estadual em Araraquara. Na sequência, aparece em sexto lugar, o vereador Wiliam Afonso e em sétimo, o empresário Valdir Massucato. A pesquisa DataPress foi feita por amostragem tendo por base um método sociológico estatístico estratificado por sexo e idade e regiões da cidade com a obtenção em campo dos graus de Escolaridade e Renda Familiar. Foram entrevistadas 601 pessoas com margem de erro de 3.99% e intervalo de confiança de 95%. Neste momento aumentou o número de candidatos, Madalena falou que não vai largar o seu programa na rádio. “Não sou funcionário público, não posso ficar três meses sem pagamento”, disse Magdalena.

Sem Magdalena, Lia puxa empate com Massafera

A pesquisa O Imparcial/DataPress apresentou um segundo cenário aos entrevistados com apenas seis candidatos. O novo disco excluiu o jornalista José Carlos Magdalena e o resultado apontou empate na ponta, puxado pela deputada Márcia Lia, que fica um ponto percentual à frente do deputado estadual Roberto Massafera. Lia aponta 20% das intenções de voto e Massafera 19% das preferências.

Com exceção dos dois deputados, os demais eventuais concorrentes mudam muito pouco seus desempenhos. Dr. Lapena registra 7% das intenções de voto, Marcos Daniel 3%, Wiliam Afonso, 2% e na lanterna, Valdir Massucato fica com 1% das preferências. Neste cenário, cerca de 33% dos entrevistados votariam em branco ou anulariam o voto para deputado estadual e 16% deles ficariam indecisos. Margem de erro do levantamento é de 3.99% para mais ou para menos com uma confiança de 95%.

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos