Select Page

Edinho lança Frente Parlamentar da Citricultura



Lançamento da Frente Parlamentar da Citricultura na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo

Será realizado neste dia 16 de agosto, às 11h, o lançamento da Frente Parlamentar da Citricultura na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. O evento, coordenado pelo deputado estadual e presidente do PT de São Paulo, Edinho Silva, será realizado no auditório Franco Montoro. Estão confirmadas as presenças do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e dos secretários estaduais paulistas, Mônika Bergamaschi (Agricultura) e Davi Zaia (Emprego e Relações do Trabalho). O evento também deve reunir pesquisadores, produtores de citros, e autoridades dos municípios produtores de laranja de diferentes regiões do Estado de São Paulo.

De acordo com Edinho, a Frente terá como objetivo elaborar, num prazo de dois anos, o Plano Estadual da Citricultura, buscando aumentar a competitividade internacional e tornar a atividade propulsora da justiça e de desenvolvimento social. “Vamos debater as dificuldades enfrentadas pela cadeia produtiva e suas contradições. Será um espaço fundamental para que possamos formular ações que garantam o crescimento sustentável da citricultura, uma das principais âncoras econômicas do nosso estado, mas com vistas também ao desenvolvimento social e humano, de respeito ao meio ambiente e ao trabalhador”, comentou o parlamentar.

Para Edinho é fundamental que o Plano seja resultado de um esforço conjunto dos parlamentares e diversos setores que compõem a cadeia produtiva como trabalhadores rurais, pequenos proprietários, produtores e representantes da indústria processadora de suco de laranja, além de sindicatos, prefeituras, órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal, universidades, centros de pesquisa e demais entidades interessadas.

A Frente Parlamentar também vai debater meios de tornar mais eficaz o combate às pragas que atacam o parque citrícola de São Paulo, especialmente o greening. De acordo com o último levantamento realizado pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) entre os meses de maio e julho de 2010 o greening atingiu 38,8% dos talhões dos pomares paulistas.

Em relação ao ano de 2009, o número corresponde a um crescimento de 56% de talhões afetados. Cada talhão é formado por 2 mil plantas. O levantamento mostrou que a Região Central do Estado de São Paulo, onde se localizam os municípios produtores de Araraquara, Itápolis, Ibitinga e Taquaritinga, era a mais afetada pela doença, com 61,7% de talhões contaminados e 3,5% de plantas doentes. Em todo o Estado de São Paulo, o índice de plantas doentes atingiu 1,87% até julho do ano passado.

Força da citricultura

O Brasil é o maior produtor de laranja e o maior exportador do seu suco do mundo. A citricultura no Brasil atinge, com exportações, cerca de dois bilhões de dólares anuais. De cada 10 copos bebidos de suco de laranja no mundo seis são de origem brasileira. A citricultura paulista representa 85% desta produção.

Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA) – órgão vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo – a área plantada de laranja em São Paulo alcança 601,6 mil hectares. O grande número de novos plantios gerou uma expectativa positiva para a safra de 2011. A expectativa é que a colheita paulista alcance 355 milhões de caixas de 40,8 quilos neste ciclo 2011/12.

“É fundamental a capacidade indutiva e fomentadora do poder público na elaboração de agendas estratégicas para enfrentar a competição e para o desenvolvimento de políticas geradoras de justiça social”, reforçou o deputado. O fato do consumo do suco de laranja estar perdendo terreno para o de outras frutas e crises econômicas mundiais como a de 2009 também são fatores cruciais. “Devemos levar em conta a necessidade de investimentos em pesquisa e tecnologia, desde os necessários ao plantio da laranja até aqueles para o combate às doenças como o greening e o cancro cítrico e, englobando até investimentos na prevenção de problemas climáticos”.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos