Select Page

Durante visita, Cônsul da Guiné-Bissau vislumbra parcerias em Araraquara



“Em breve as autoridades de Araraquara e Guiné-Bissau estarão discutindo planos de desenvolvimento conjunto”, disse Luis Fernando Del Valle

Durante visita, Cônsul da Guiné-Bissau vislumbra parcerias em Araraquara

O que era para ser uma visita de cortesia, visando ao alinhamento de perspectivas futuras, acabou tomando uma proporção muito maior.

O novo cônsul honorário da República da Guiné-Bissau em São Paulo, Luis Fernando Del Valle, em sua passagem por Araraquara, fez questão de visitar a sede do Poder Legislativo, onde foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Tenente Santana (MDB) e por vários outros vereadores.

No Plenário, muitas pessoas aguardavam a autoridade de Guiné-Bissau, como estudantes daquele país, que vieram em busca de conhecimento nas universidades da região, autoridades locais, Conselho Estadual da Comunidade Negra, professores etc.

Segundo o cônsul, a intenção era pedir o apoio da Câmara Municipal de Araraquara no resgate dos trabalhos culturais e comerciais iniciados entre a cidade e Guiné-Bissau, abrindo um canal de comunicação para avançar em projetos concretos em prol dos países, mas, com a receptividade que teve, vai levar muito mais.

Em meio a muitas manifestações dos presentes, Del Valle afirmou que “sentiu uma energia grande aqui em Araraquara, onde as pessoas estão muito ligadas aos temas culturais e educacionais, além de projetos de crescimento em nível comercial. Tem muita coisa para fazermos juntos, e as portas e caminhos estão abertos”.

Edio Lopes (PT) falou de união para buscar um futuro melhor; Elias Chediek (MDB), do incremento das relações entre os dois países; José Carlos Porsani (PSDB) ressaltou sua satisfação com a aproximação das culturas; Roger Mendes (Progressistas) vê benefícios de ambos os lados no estreitamento dos laços.

Alessandra de Cássia Laurindo, vice-presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra, lembrou do início de tudo, em 2011, quando as relações foram estreitadas.

Ao final do encontro, Tenente Santana fez questão de frisar que “as portas estão abertas para traçar propostas de parcerias e caminhar juntos nas questões de interesse comum. Pelo que foi exposto, percebemos que Araraquara é o foco principal dos visitantes, tanto cultural como comercialmente, sem falar naquilo que a cidade oferece em termos universitários”.

O cônsul disse ter intenção de conhecer mais a fundo o Legislativo araraquarense. Foi, então, convidado pelo presidente, por meio de ofício, a receber informações por intermédio da Escola do Legislativo da Câmara e, posteriormente, junto com sua comitiva, em data oportuna, acompanhar uma Sessão Ordinária no Plenário.

“Eu vou convencido de que em breve as autoridades tanto de Araraquara quanto de Guiné-Bissau estarão em uma mesa discutindo planos de desenvolvimento conjunto”, finalizou Del Valle.

Também esteve presente na reunião o vereador Paulo Landim (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas); Alan Ferreira, chefe de Gabinete da prefeitura e o assistente e chefe de Gabinete do consulado, Júlio António Aponto Té.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

  • Charge – Bom

Publicidade

Publicidade

Arquivos