Selecione a página

Cidade debate SUS em Conferência Municipal

Cidade debate SUS em  Conferência Municipal

Nos próximos dias 12 e 13 de abril, a Prefeitura realizará em Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, a 12ª Conferência Municipal de Saúde.

Sob o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, e aberta à população em geral, a Conferência será realizada no auditório da Universidade Paulista – Unip Araraquara.

Vale destacar que este evento é a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que celebrará a oitava edição nacional realizada em 1986, que resultou na posterior criação do SUS – Sistema Único de Saúde, a partir da Constituição de 1988.

Três eixos temáticos serão debatidos em Araraquara, durante a Conferência Municipal: 1º – Saúde como direito; 2º – Consolidação dos Princípios do SUS; e 3º – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Segundo o coordenador da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, Edison Rodrigo Filho, a participação da comunidade na Conferência Municipal e também nas pré-Conferências é fundamental para reforçar a importância do SUS.

“As Conferências proporcionam transformações históricas para a gestão da Saúde pública no Brasil, como no caso da 8ª Conferência Nacional que possibilitou o surgimento do SUS”, ressalta o coordenador.

Dever e participação

“É nosso dever, de cidadãs e cidadãos, e do Controle Social, colaborar e atuar de forma conjunta para construir e defender o SUS com o qual sonhamos e merecemos na nossa cidade, no nosso Estado e no nosso País. É crucial que a população esteja presente na construção daquilo que lhe é de direito. O povo tem que participar para poder exigir o seu direito”, reitera Edison Rodrigues Filho.

Ainda vale destacar que antes dos dias 12 e 13 de abril, serão realizadas em Araraquara quatro Pré-Conferências Municipais de Saúde, que definirão os debates finais da 12ª Conferência Municipal.

E antes da 16ª Conferência Nacional, também será realizada a Conferência Estadual de Saúde, como etapa do grande debate nacional sobre o SUS.

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade