Selecione a página

Caminhada celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Evento acontece na manhã deste domingo no Parque Infantil

A manhã deste domingo será bastante especial para um grupo de pais e voluntários que se dedicam a melhorar as condições de vida de jovens araraquarenses portadores da Síndrome de Down. A partir das 10 horas da manhã, parentes, amigos, populares e colaboradores ativos do grupo “Jovens e Adultos com síndrome de Down” estarão se reunindo aos portadores de Down na Praça do Parque Infantil, altura da Rua São Bento, para participarem de uma caminhada. A atividade será a segunda nos mesmos moldes organizada pelo grupo. O evento tem como objetivo celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta quarta-feira, 21, e visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se desenvolver projetos sérios que possibilitem a inclusão social de pessoas com a síndrome.

Falando sobre o assunto, Luzinete Padilha Lira, mãe de uma criança portadora de Down, explicou à reportagem que o grupo araraquarense atende quase duas dezenas de crianças e jovens, mas o número poderia ser bem maior. De acordo com Luzinete, a única forma de tornar realidade o desejo de incluir na sociedade crianças e jovens portadores de Down é divulgando as atividades do grupo. “Todos que atuam conosco o fazem voluntariamente. Contamos hoje com duas psicólogas e atendemos jovens na faixa dos 14 aos 32 anos”, relatou. Explicando que para ampliar o atendimento, o grupo necessita de profissionais da área de terapia ocupacional, além de fonoaudiólogas.

“Também precisamos de equipamentos diversos, como computadores e outros, que possam ser utilizados pelas crianças e jovens. Professores voluntários, graças a Deus, nós já tempos”, afirmou a mãe, lembrando que o grupo atende às segundas-feiras, na Rua Carvalho Filho, entre as Avenidas Feijó e Espanha.

“É importante enaltecer o trabalho desenvolvido pela coordenadora do grupo, a professora Márcia Duarte, cuja dedicação vem viabilizando avanços significativos ao nosso movimento”, disse Luzinete.

As ações do grupo araraquarense, “Jovens e Adultos com síndrome de Down” visam defender, sobretudo, a real inclusão social da pessoa portadora síndrome. Essa bandeira passa pelo acesso à saúde, com direito a diagnóstico e tratamento de suas necessidades neste campo, à escola inclusiva e a inserção no mercado de trabalho.

“Os interessados em conhecer melhor o nosso trabalho podem nos contatar pelo telefone 33241284”, concluiu.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade