Select Page

Câmara realiza solenidade do “Dia do Imperador”



“Muita gente, especialmente os jovens, não conhecem essa parte da história, e a nossa intenção com a cerimônia é manter vivos fatos reais, pois quem não conhece o seu passado, não tem futuro”, disse Tampellini

Câmara realiza solenidade do “Dia do Imperador”

Faz dois anos que um fato relevante para a cidade, ocorrido no século passado, voltou a fazer parte do dia a dia de Araraquara. Através da lei que inclui o “Dia do Imperador” no Calendário Oficial de Eventos do Município, de autoria do vereador Edson Hel (PPS), a visita do imperador Dom Pedro II ganhou destaque.

Para manter viva a história, uma solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira (7), no Plenário da Câmara Municipal, com a presença do parlamentar e do professor e historiador Rogério Tampellini, o grande incentivador da comemoração.

Com transmissão ao vivo pela TV Câmara, foi um momento de recordar e, para muitos, conhecer, através de fotos e comentários, como era Araraquara e as estações de trem por onde o imperador passou até desembarcar nas terras da Morada do Sol, no dia 6 de novembro de 1886.

“Muita gente, especialmente os jovens, não conhecem essa parte da história, e a nossa intenção com a cerimônia é manter vivos fatos reais, pois quem não conhece o seu passado, não tem futuro”, disse Tampellini, questionando: “Que cidade é essa? Que local é esse, tão especial, que faz com que o imperador saia do Rio de Janeiro para visitar? Nós temos que nos sentir muito importantes”.

Hel, que presidiu a mesa dos trabalhos, lembrou da exposição realizada no saguão da Câmara sobre o tema, com artigos, fotos e registros da passagem do imperador, além de destacar que “nós vereadores, educadores e cidadãos, devemos manter viva a chama do civismo e promover discussões e reflexões sobre o nosso passado. Com atitudes como essa, poderemos entender melhor nosso presente e planejar um futuro promissor”.

O mesmo sentimento foi externado pelo vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), representando o prefeito Edinho Silva (PT), e pelo delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar de Araraquara, tenente César Ricardo Velasque.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

  • Culpado

Publicidade

Arquivos