Selecione a página

Sistema de registro contra a violência é implantado na cidade

Nova ferramenta atenderá mulheres, crianças, adolescentes e idosos, além da comunidade LGBT e vítimas de racismo

Da redação
A Prefeitura implantou nessa sexta-feira (11) o Sistema de Registro de Violências (SRV), que visa fortalecer o protocolo de atendimento a mulheres, crianças, adolescentes, idosos, população LGBT e vítimas de racismo em Araraquara.
Desenvolvido pela empresa Simples Softer, o SVR será disponibilizado em toda rede municipal de assistência e saúde no combate à violência, sob gerenciamento do Centro de Referência da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular.
Durante o lançamento, o prefeito Marcelo Barbieri destacou a importância do novo equipamento, implantado a partir de um convênio do município, junto à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), de cerca de R$ 150 mil para o treinamento do pessoal que irá operá-lo na rede.
Integração
Marcelo falou também sobre a realização da 4ª Conferência Municipal das Mulheres, que foi aberta ontem e tem sequência hoje (12) na cidade, com uma série de debates temáticos, no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri.
O presidente da Câmara Elias Chediek ressaltou a importância da implantação da ferramenta para a rede municipal, “Ela permitirá quantificar os índices de violência e novas formas de ação para combatê-la”, acrescentou.
De acordo com Wagner Cardoso, gerente administrativo da Simples Softer, que desenvolveu o sistema para a Prefeitura, o SRV propiciará maior agilidade no procedimento de registros de violência, inclusive com o mapeamento das regiões de maior incidência de casos na cidade.
Vale destacar que, até então, o município utilizava a ficha de notificação compulsória de violência doméstica, sexual e outras violências interpessoais padronizada pelo SUS de forma manual, impressa e preenchida pelo profissional que fazia o primeiro atendimento, entre outros mecanismos do protocolo.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade