Selecione a página

Preso conclui graduação e terá colação de grau

Reeducando da Penitenciária I de Serra Azul receberá certificado de curso superior à distancia durante evento para os internos

Preso conclui graduação e terá colação de grau

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promove, de segunda-feira (5) a sexta-feira (9), diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos da Penitenciária I de Serra Azul, com objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. Em sua quarta edição na unidade, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade terá uma programação variada, que inclui, inclusive, colação de grau de um preso que descobriu atrás das grades a vocação para pedagogia.

Luciano Cabral da Silva, 44 anos, receberá o certificado do curso durante a cerimônia de abertura do evento, que ocorre na terça-feira (6), às 9h30, com a presença de autoridades da SAP, do município e de parceiros do presídio. A graduação de Luciano foi possível porque, desde 2010, o presídio tem convênio com o Centro Universitário Claretiano de Batatais para oferecer Ensino Superior à distância.

Condenado por assalto à mão armada, ele trabalhou em vários setores da Penitenciária antes de conseguir uma vaga para faxina da escola. Quando tinha um tempo vago, aproveitava para ler na biblioteca.

Os livros o motivaram a concluir os estudos, que ele havia abandonado na sétima série. Luciano mudou o foco e passou a ver a educação como ferramenta de transformação.

Ao saber da parceria com o Claretiano, decidiu se inscrever para o curso de pedagogia. Agora que concluiu a graduação, já faz planos para continuar na área acadêmica quando retornar à sociedade.

JORNADA
A quarta edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária I de Serra Azul vai oferecer aos presos, durante toda a semana, atendimentos psicológicos, jurídicos e médicos.

Iniciativa da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado, o evento engloba, ainda, regularização de documentos e palestras com assuntos variados, como, por exemplo, empregabilidade, automedicação e cuidados com a saúde bucal.

Os sentenciados irão participar, também, do Clube do Livro, que envolve leitura e discussão do enredo de obras literárias, e assistirão ao filme “O Palhaço”, por meio do projeto “Café com Cinema”.

BALANÇO
Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 46.956 novos documentos: CPF (13.620); RG (18.876); Carteira de Trabalho/Previdência Social (3.299); Título de Eleitor (896); e 10.265 certidões (nascimento, casamento e óbito).

Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 241 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.

Somente na Penitenciária I de Serra Azul, nas três edições do evento, foram emitidos ou regularizados 457 documentos (RG e CPF) e ofertados 2.860 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.

 

Presos assistem palestras com temas variados

 

Jornada oferece atendimentos de saúde aos internos

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade