Selecione a página

Polícia Militar faz esclarecimento sobre ações contra o aumento de roubos

Nos últimos três meses a PM realizou a prisão de 169 criminosos em Araraquara

Da redação

Operações com as motos da ROCAM estão sendo realizadas em locais específicosEm resposta a divulgação dos dados da Secretaria de Segurança Pública nesta semana, que mostram um aumento nos casos de roubos em Araraquara neste ano em relação ao ano de 2016, a Polícia Militar informa que as ocorrências registradas desse tipo de crime no município estão desencadeando operações específicas nas áreas de incidência, inclusive com o emprego das viaturas da modalidade de policiamento ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motos), objetivando a coibição de tais ações criminosas.

De acordo com a Polícia Militar, para a realização do policiamento ostensivo preventivo são necessários vários estudos, dentre os quais aqueles previstos no Plano de Policiamento Inteligente, ferramenta essa que analisa os dados estatísticos relacionados à incidência criminal, direcionando os recursos humanos e materiais às áreas de maior demanda.

Resultado

Somente no trimestre compreendido pelos meses de agosto a outubro do corrente ano a PM foi responsável por 152 flagrantes de crimes, os quais resultaram na prisão de 169 criminosos, 72 flagrantes de ato infracional, os quais resultaram na condução de 104 menores sindicados, 102 mandados de prisão cumpridos, 49 veículos recuperados, 785 quilos de drogas apreendidas, além de 30.217 pessoas abordadas, 8.340 carros e 9.722 motocicletas vistoriados.

Parceria

Em parceria com o Sindicato do Comércio de Araraquara, foram impressas cartilhas diversas com orientações pontuais à população contendo dicas de segurança, cartilhas essas que são distribuídas oportunamente em operações distintas e até durante as fiscalizações policiais, momento de contato entre a Polícia Militar e a comunidade.

A PM orienta que caso o cidadão seja abordado, jamais reaja. É muito comum o roubo ser praticado com outros criminosos fazendo a “cobertura” em locais estratégicos, em relação a quem anuncia o “assalto”, procure imediatamente um policial mais próximo da área ou ligue para o 190.

Os registros policiais de tais ações criminosas são de extrema importância, pois indicam os locais, horários bem como dias da semana e características dos criminosos, informações essas que são utilizadas para o estudo da criminalidade e consequente direcionamento da força policial, objetivando o combate a esses crimes.

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade