Selecione a página

UFSCar é a melhor colocada no Ranking Universitário Folha dentre as de tamanho médio com menos de 50 anos

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é a melhor colocada no Ranking Universitário Folha, divulgado hoje, dia 19/9, dentre as universidades de tamanho médio com menos de 50 anos. Na classificação geral, a UFSCar ficou em 11°, 8° em pesquisa, 7º em ensino, 43º em mercado, 17° em internacionalização, 14° em Inovação, com nota […]

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é a melhor colocada no Ranking Universitário Folha, divulgado hoje, dia 19/9, dentre as universidades de tamanho médio com menos de 50 anos. Na classificação geral, a UFSCar ficou em 11°, 8° em pesquisa, 7º em ensino, 43º em mercado, 17° em internacionalização, 14° em Inovação, com nota total de 90,39 (sendo a maior 97,46 da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – e a menor 2,49 da Universidade do Tocantins – UNITINS).
Fundada em 1968, a UFSCar, única instituição federal de Ensino Superior localizada no interior do Estado de São Paulo, destaca-se pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 96,1% são doutores ou mestres. A maioria dos professores, 98,6%, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.
A Universidade possui quatro campi, sendo que o principal fica em São Carlos, e os outros em Araras, Sorocaba e Buri. A UFSCar oferece 62 cursos de graduação e um total de 2.807 novas vagas na graduação presencial. São 39 opções de cursos em São Carlos (1.797 vagas), seis em Araras (240 vagas), 14 em Sorocaba (620) e três em Buri (150 vagas).

RUF
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2016 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.
No ranking de universidades estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha. Mais informações sobre a pesquisa podem ser vistas no site do RUF, em ruf.folha.uol.com.br.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade