Selecione a página

Tratamento em grupo para largar o cigarro é mais eficaz, diz estudo

Participantes da terapia em conjunto no Hospital do Servidor Público Estadual tiveram índice de abstinência de 58%, contra 28% dos que se trataram individualmente Pesquisa realizada pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista, aponta que o tratamento em grupo para abandonar o cigarro é mais eficaz que o individual. Foram avaliados 114 […]

Participantes da terapia em conjunto no Hospital do Servidor Público Estadual tiveram índice de abstinência de 58%, contra 28% dos que se trataram individualmente
Pesquisa realizada pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista, aponta que o tratamento em grupo para abandonar o cigarro é mais eficaz que o individual.

Foram avaliados 114 pacientes. Entre os tabagistas que participaram da abordagem em grupo, 58% pararam de fumar. Já entre os que fizeram tratamento individual apenas 28% interromperam o vício. Outro dado constatado foi a maior adesão de mulheres no tratamento, que respondeu por 65% dos pacientes.

Para participar das sessões, os interessados realizam o teste de dependência de Fagerstrom, que mede o grau de dependência ao fumo. A confirmação daabstinência ocorre após seis meses sem fumar, comprovado por testes que indicam a taxa de monóxido de carbono (CO) no organismo.

Para Maria Vera Castellano, diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório, a integração é importante para ajudar no tratamento.

“A abordagem em grupo é interessante porque os tabagistas podem trocar impressões, colocar dúvidas e dificuldades que se apresentem, e até mesmo se motivarem a parar vendo que outros já conseguiram.”

Durante as reuniões em grupo são abordados os prejuízos que o cigarro traz não apenas para a saúde, como também para o bolso. Além disso, especialistas do Hospital do Servidor dão dicas de formas para lidar com o vício e prevenir recaídas. Os fumantes são instruídos ainda sobre a importância de hábitos saudáveis, como beber água e praticar exercícios regularmente, para evitar o desejo de fumar.

O Iamspe é um sistema de saúde que atende 1,3 milhão de funcionários públicos do Estado de São Paulo.

Os usuários utilizam uma rede de atendimento com mais de 100 hospitais e 140 serviços laboratoriais e de imagem em 173 municípios.

Além da rede, oferece 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na capital.

O Instituto é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão.

Assessoria de Imprensa – Iamspe
(11)4573-9008
(11)4573-9229
www.iamspe.sp.gov.br

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade