Selecione a página

Solenidade marca inauguração do Centro de Cultura Digital na região do Vale do Sol

Objetivo é promover a inclusão digital e colaborar com a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho

Solenidade marca inauguração do Centro de Cultura Digital na região do Vale do Sol

O Centro de Cultura Digital Beatriz Soler da Luz, anexo ao Cras do Vale do Sol, localizado na região do Jardim Águas do Paiol, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (19), com a presença do prefeito Edinho, do vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, secretários, coordenadores, gestores municipais, familiares da homenageada e demais convidados.

Uma iniciativa da Coordenadoria do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, este Centro de Cultura Digital é o segundo inaugurado pela Prefeitura; o primeiro foi entregue em setembro de 2018, no CEU das Artes, no Jardim Indaiá, e já atendeu cerca de 180 pessoas nos cursos oferecidos desde sua inauguração.

O prefeito Edinho destacou a importância do Centro de Cultura Digital como instrumento de promoção da inclusão digital e desenvolvimento da comunidade atendida, além de um importante gerador de oportunidades de trabalho e renda para jovens e adultos.

“É um programa muito importante desenvolvido pela Prefeitura, porque, através dele, nós oferecemos cursos de capacitação para aqueles que não têm acesso à informática e às novas tecnologias, entre eles os jovens e a comunidade em geral. Este espaço tem o papel de estímulo ao mundo digital e ao acesso às informações que hoje circulam via internet”, declarou o prefeito, ressaltando também a homenagem feita à jovem Beatriz Soler da Luz, com a denominação do Centro de Cultura Digital do Vale do Sol.

“É uma justa homenagem a essa jovem que faleceu precocemente, em dezembro do ano passado, com apenas 19 anos. Uma menina que tinha uma sensibilidade social muito grande, que se preocupava com o próximo, principalmente com os idosos. Agradeço à família, que participou desta manhã emocionante não só pela homenagem, mas também pela importância do projeto, que democratiza a informação e estimula o jovem na busca da educação e do conhecimento”, completou.

O prefeito adiantou ainda, durante a cerimônia, que a intenção da Prefeitura é inaugurar nove Centros de Cultura Digital semelhantes, um em cada região do programa ‘Territórios em Rede’, no Espaço Kaparaó e na Escola de Serralheiro.

Damiano Neto também reforçou a importância da formação na área de informática para o mercado de trabalho. “Todos sabemos que a tecnologia faz cada vez mais parte do cotidiano da sociedade e abre portas para grandes oportunidades de trabalho. Aqui mesmo em Araraquara temos grandes empresas neste segmento, com clientes em diversos países do mundo. É uma área em profunda expansão”, declarou o vice-prefeito.

A secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Jacqueline Pereira Barbosa, agradeceu sua equipe, em especial, a do Cras do Vale do Sol, que recebeu o novo Centro. “O conceito do ‘Territórios em Rede’ está dando certo. Podemos ofertar uma política mais assertiva, quando juntamos esforços. E esse espaço é nosso, da população. Vamos construir juntos novas histórias e novos caminhos”, afirmou.

Camila Capacle, coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, frisou aos presentes, inclusive moradores da região, que no espaço serão oferecidos cursos para crianças, jovens e de inclusão digital para idosos.

“Que este seja um espaço com grande fluxo de jovens. É um projeto que leva cultura e geração de emprego e renda. As pessoas que não têm computador com banda larga poderão estudar, pesquisar e aprender a utilizar o computador daqui”, disse.

Também presente no evento, o vereador Toninho do Mel mencionou que concluiu os estudos já quando estava vereador. “O prefeito Edinho sabe como é a pessoa não ter oportunidades. A melhor coisa é abrir o computador e saber mexer nele. Eu não sabia e agora sei. É muito bom aprender”.

Ao lado do gestor do Centro de Cultura Digital, Paulo José Ferreira, a gestora do CRAs do Vale do Sol, Sandra Marchezi, ressaltou que o novo Centro vai contribuir com o trabalho já realizado no Cras. “É um espaço para a população da região ter acesso à internet, a cursos e a oficinas”, reafirmou.

Emocionada com a homenagem feita à filha, Renata Soler Notário agradeceu e se colocou à disposição dos gestores para ajudar na consolidação do Centro de Cultura Digital do Vale do Sol como espaço de conhecimento.

“Agradeço também muito a Deus pela oportunidade de poder homenagear a minha filha. Uma pessoa muito amorosa, que trabalhava muito. Espero que este espaço seja referência e simbolize crescimento para os jovens. Se eu puder ajudar voluntariamente aqui, será um prazer”, declarou a mãe da jovem Beatriz Soler da Luz, encerrando a cerimônia.

 

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade