Selecione a página

Perspectivas para o turismo rural na região são discutidas

Perspectivas para o turismo rural na região são discutidas

Na tarde de quarta-feira (29), o vereador José Carlos Porsani (PSDB) acompanhou o diretor da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur), Théo Bratfisch, em agenda na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo com o chefe da pasta Vinicius Lummertz.

Durante a reunião, foram mencionadas ideias de Bratfisch para promoção do turismo regional em Araraquara, como a implantação do Centro Cultural Museu da Roça de Bueno de Andrada e o Trem Turístico interligando a Estação Ferroviária de Araraquara e a Estação Ferroviária de Bueno de Andrada com parada no Parque Pinheirinho. Segundo ele, ambos os projetos se confluem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do turismo com ênfase no meio rural. Ressaltou, ainda, a importância do apoio estadual para a promoção de festivais cultural-gastronômicos, como o Festival Delícias do Milho e o Festival do Pastel & Caldo de Cana. “É possível nos dois eventos atrair anualmente 90 mil visitantes e turistas para a localidade rural em apenas dois finais de semana, sendo em junho e setembro”, reiterou.

Nesse sentido, Lummertz reforçou o potencial do Estado. “São Paulo tem uma gastronomia fantástica, uma cultura rica e diversificada, nossa capital e o interior têm muito a ser explorado por turistas, mas o mundo e o Brasil ainda não têm noção dessa dimensão. Nosso Estado é o que mais atrai gente de todos os cantos do país e reúne mais de 2,7 milhões de turistas estrangeiros por ano. Temos que promover destinos e fazer com que o paulista viaje mais pelo interior “, reforçou.

A regulamentação estadual do Selo Arte para certificação de produtos alimentícios artesanais pela Vigilância Sanitária, a capacitação profissional de jovens rurais para monitoria turística e a acessibilidade turística para pessoas com deficiência (PCD) também foram pautas discutidas durante a reunião.

O secretário recebeu produtos artesanais produzidos no Assentamento Rural Monte Alegre em Bueno de Andrada, Cachaça do Horto e o Licor da Fia, além de produtos da padaria artesanal conhecida como Padoka e uma vassoura de sorgo produzida no Assentamento Rural Bela Vista do Chibarro, ambos com potencial para a confecção de artesanatos e sacolas com a palha de milho.

Os participantes da reunião também ganharam uma porção de linguiça artesanal Romeu & Julieta, com pernil suíno, queijo minas e goiabada cascão, produzida de modo artesanal exclusivamente pelo premiado chef de cozinha Arquiteto JP de Araraquara.

Ao final da reunião, Porsani se dispôs a mediar as relações entre estado e município “Estamos à disposição da Secretaria para encaminhamentos ao Executivo, uma vez que promover o turismo rural em âmbito regional gera trabalho, empregos e renda direta, sobretudo ao jovem rural, minimizando o crescente êxodo rural que propicia a descontinuidade da sucessão da agricultura familiar”, ressaltou.

Também participaram da reunião Virgílio Carvalho, representando a Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur), Marcelo Lima Costa, secretário Executivoda SeTur SP, Vanilson Fickert, coordenador de Turismo da SeTur SP, dentre os membros da equipe da pasta, Maristela Bignardi e Patrick Bertholdo.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade