Selecione a página

Operação Estiagem treina equipe para combate às queimadas

Houve uma redução de 24% de focos de incêndio no Estado entre 2017 e 2018

Operação Estiagem treina equipe para combate às queimadas

Com participação de representantes de 26 municípios da região, Araraquara foi sede nessa terça-feira (14) do 10º Treinamento Regional da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em parceria com Defesa Civil Municipal. Ainda haverá mais cinco treinamentos no Estado.

O treinamento teve palestras com técnicos da Defesa Civil Estadual no Centro Internacional de Convenção e exercícios práticos no pavilhão principal do Centro de Eventos da Região (Cear).

No evento, foi lançado o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil pela Secretaria Municipal de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública. As ações preventivas englobam o período de estiagem e irá até 30 de setembro.

Durante a abertura, o secretário municipal da Pasta de Segurança, coronel João Alberto Nogueira Júnior destacou a importância do trabalho preventivo. “Em Araraquara tivemos 523 casos de queimadas em 2016, depois 505 em 2017 e 267 no ano passado, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Portanto, a prevenção é fundamental para a redução das queimadas urbanas e rurais”, enfatizou.

Nogueira Júnior também agradeceu o apoio do prefeito Edinho e todas as secretarias municipais pelo envolvimento nas ações da Defesa Civil e do Plano de Contingências.

Para o coordenador estadual de Defesa Civil e secretário-chefe da Casa Militar, coronel Walter Niakas Júnior, toda cidade deveria ter uma Defesa Civil estruturada e atuante.

“No estado, tivemos uma redução de 24% de focos de incêndio no período de 2017 e 2018. Por isso, é importante a organização da Defesa Civil”, afirmou.

Niakas também alertou que as chuvas de verão estão mais intensas e além das cidades próximas ao litoral também afetaram a região central do estado.

“Neste ano, foram registrados 41 óbitos em áreas alagadas e isso nos remete a uma reflexão de investir cada vez mais em prevenção”, observou.

Dengue
O coordenador regional de Proteção e Defesa Civil de Araraquara, Amarildo Calegari, ressaltou que na programação das palestras foi acrescentada o tema de combate à dengue, ministrado pela Sucen, diante das dificuldades enfrentadas pelos municípios em proteger a população.

Ao final, cada cidade recebeu um kit com equipamentos de proteção individual e ferramentas de combate a incêndios em área de vegetação.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade