Selecione a página

Maestro Moacyr lança ‘Mensagens e Pensamentos 2’ em Araraquara

Parte do valor arrecadado com as vendas do novo CD será revertida ao Grupo Cáritas

Maestro Moacyr lança ‘Mensagens e Pensamentos 2’ em Araraquara

Ariane Padovani

O professor e maestro araraquarense Moacyr Carlos Júnior, de 66 anos, lançará o seu novo CD ‘Mensagens e Pensamentos – 2’ na próxima quarta-feira (28), às 19h, na Biblioteca Municipal Mario de Andrade. O evento, que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, terá parte do valor arrecadado com as vendas da nova obra revertida ao Centro de Apoio, Reforma Íntima e Assistência Social, o Cáritas, entidade sem fins lucrativos que atua na região do Valle Verde.

O CD de 13 canções, que foi gravado no Estúdio Mambekê, contém 11 faixas autorais, com arranjos vocais e voz do maestro Moacyr, uma faixa de autoria de Ernesto Guevara e uma de Marcelo Domingues. Além disso, o arranjo instrumental e mixagem foram feitas por Paulo Russi; a capa ficou por conta de Douglas Galindo e a foto é de Cláudio Ruiz.

De acordo com o professor Moacyr, o objetivo desse novo disco é trabalhar a espiritualidade das pessoas, levando o ouvinte a uma reflexão sobre posturas de vida de um autêntico cristão. “É uma forma de levar um convite para as pessoas refletirem sobre o sentido da nossa presença nesse plano, que é muito passageiro. Através da canção fica muito mais fácil focar no seu papel como ser humano, como cristão”, disse o maestro.

Apresentação especial

O evento contará com a apresentação especial do Coral Unimed/Sicredi, onde o maestro é regente há sete anos, para que as pessoas presentes conheçam um pouco do trabalho do grupo. “Eu vou aproveitar para apresentar algumas peças do repertório 2019 que o coral tem preparado. É um trabalho bem leve com o sentido de congregar as pessoas, de desenvolver esse lado social. Eles estão crescendo muito, a ponto de já terem um repertório bastante interessante e eu faço questão que eles estejam comigo no momento do lançamento. E antes de eu fazer o lançamento oficial do disco, eles vão cantar três canções que fazem parte desse trabalho”, contou o professor.

Grande gesto

Assim como aconteceu no lançamento do CD ‘Mensagens e Pensamentos 1’, em agosto do ano passado, em que parte do dinheiro arrecadado com a venda dos discos foi destinada ao Centro Assistencial Batuíra, onde o evento foi realizado, o montante acumulado neste ano será revertido ao Grupo Cáritas. “Cada disco será vendido a R$10,00 e a intenção não é arrecadar nada para mim. Acho que dessa forma eu estou dando a minha contribuição, levando em consideração que, para quem muito foi dado, muito será cobrado. Isso está no evangelho. Então aquilo que eu sei fazer é cantar e ensinar a cantar, e de repente eu comecei a escrever, então por que não fazer uso desses atributos que me foram emprestados e poder oferecer ao próximo”, explicou o maestro.

No dia 10 de setembro, às 20h, haverá uma apresentação desse novo trabalho no Centro Espírita ‘Luz e Caridade’, que fica na Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), entre Avenidas José Bonifácio e Feijó, com parte da arrecadação pela venda dos CDs para o referido Centro Espírita.

Livros e Discos

Além de ter lecionado durante 23 anos e ser responsável por vários projetos na área musical, desenvolvidos em Araraquara, como o Coral na Escola, Doce Flauta-Doce e o Aprender Cantando, o professor Moacyr lançou, pela Editora Paulus, o livro e CD ‘Pra pensar e cantar’, que lhe permitiu participar da 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo; o ‘Pra pensar e cantar – vol. 2’, que foi indicado ao Prêmio Jaboti; e o ‘Pra pensar e cantar – vol. 3’. É de sua autoria também o CD infantil ‘Pra pensar e cantar as tabuadas’, de 2006, onde cada uma das canções é apresentada em um gênero diferente, proporcionando à criança o contato com um imenso leque de informações e curiosidades. “Como eu sou um educador, tudo o que escrevo procuro mexer com essa questão da educação. Você passa a ouvir música com outra consciência. Tudo o que você tem de estímulo, você vai reagir”, pontuou Moacyr.

O livro ‘Cantando a gente é igual’, lançado em abril do ano passado, foi publicado de forma independente.

O maestro tem ainda uma fita cassete de 1993, com 23 músicas, chamada ‘Aprender cantando’, que é um trabalho voltado para alfabetizar crianças com música, e que ele pretende relançar junto com um novo CD com faixas inéditas. “Aqui em Araraquara ainda tem muita gente que usa esse material lançado há 25 anos em escolas da cidade, que trabalha as consoantes de B a Z. Eu tenho preparado mais de 20 canções que correspondem aos encontros consonantais, como o TL, o PL, o M antes de P e B, o SS. Então eu pretendo em breve lançar essa complementação em um pacote só. É uma contribuição para que as pessoas entendam que, através da música, fica muito mais fácil a tarefa de alfabetizar. E sem contar que a gente pode sempre com uma letra ou um texto tirar algumas informações que ajudem não apenas na questão da alfabetização, mas da educação, que é uma coisa mais ampla. Estimula muito aquele que trabalha nessa área a criar. Tudo aquilo que escrevo, eu coloco música. Tudo o que eu falo e escrevo, eu vivi, por isso sei que funciona”, afirmou o professor.

Alguns discos do maestro podem ser encontrados em seu site www.prapensarecantar.com

Grupo Cáritas

O Grupo Cáritas é uma entidade sem fins lucrativos, que atende cerca de 700 pessoas da região do Valle Verde em vulnerabilidade social por meio de apoio psicossocial, moral e espiritual. Todas as quartas-feiras 130 famílias recebem a Sopa Solidária. Cerca de 70 cestas básicas são distribuídas todos os meses, junto com lanches e café aos presentes. Além disso, acontece contação de histórias para as crianças e seus pais um domingo por mês, com lanches, café e chocolate quente.

A entidade está buscando auxílio para a construção de sua sede no Valle Verde, já que foram contemplados com um terreno, onde serão também oferecidos cursos profissionalizantes para as crianças e adultos do bairro.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade