Selecione a página

Leis aprovadas pela Câmara Municipal são sancionadas por Edinho

Duas homenagens a pessoas de destaque e criação de campanha de conscientização sobre saúde bucal foram assinadas pelo prefeito na sexta (16)

Leis aprovadas pela Câmara Municipal são sancionadas por Edinho

O prefeito Edinho sancionou, em solenidade na sexta-feira (16), três leis aprovadas pela Câmara Municipal nas últimas sessões ordinárias. As iniciativas são da vereadora Juliana Damus (Progressistas) e do vereador Elias Chediek (MDB).

Duas leis sancionadas são de Juliana Damus. A primeira delas denomina Avenida Kahena Paula Raphael Vicente Gomiero via pública do loteamento Parque Residencial Jatobá.

Kahena nasceu em 1993, em Araraquara, e trabalhava como modelo, chegando a morar por três anos na capital paulista. Ela lutava contra um câncer desde os 21 anos, quando estava no auge de sua carreira e descobriu a doença. Em 2015, Kahena voltou para Araraquara para dar início ao tratamento.

Em janeiro de 2018, Kahena foi a estrela da campanha “Modelo de Solidariedade”, também conhecida como “IPTU Solidário”, criada pela Prefeitura para incentivar as doações espontâneas para instituições que acolhem e tratam pessoas com câncer. Dois meses depois, em março de 2018, Kahena faleceu aos 24 anos de idade.

Outra lei de Juliana Damus denomina, também no Parque Residencial Jatobá, a Avenida Tenente Jovem Benedicto de Moraes.

Natural de Ibirá, Jovem Benedicto de Moraes nasceu em 1935. Inscreveu-se para o concurso da Força Pública do Estado de São Paulo, ingressando na instituição em 1959, quando se mudou para a capital. Ao término do curso, ele foi designado para trabalhar no então 1º Batalhão de Caçadores, que se tornaria futuramente o 13º Batalhão da Polícia Militar, em Araraquara.

Em 1974, ao ver ao vivo pela TV o incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo, Sargento Jovem sentiu despertar a vontade de buscar uma nova qualificação militar: transferido para a unidade do Corpo de Bombeiros de Araraquara, assumiu função administrativa. Ao longo do tempo, chegou ao posto de 2º Tenente do Corpo de Bombeiros.

Sargento Jovem casou-se com Maria Roza Mendonça, auxiliar de enfermagem da Santa Casa, com quem teve 3 filhos e 2 netas.

Saúde bucal
A lei de autoria do vereador Elias Chediek institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Abril Grená”, dedicado a ações de promoção de saúde bucal e prevenção de doenças bucais. Essas ações serão anualmente no mês de abril, tendo como símbolo o laço grená.

Entre as ações que poderão ser desenvolvidas estão promoção de palestras e debates, ações educativas, preventivas, orientações e estímulo à concretização de programas e projetos na área de educação e prevenção.

Marcas
Em sua fala, o prefeito Edinho parabenizou os vereadores e ressaltou que é muito importante “eternizar as pessoas que deixaram marcas na nossa cidade”. “O sargento Jovem cumpriu sua missão como policial e Kahena foi uma jovem guerreira, lutadora, que se tornou um símbolo da luta contra o câncer”, disse.

Sobre o “Abril Grená”, Edinho também declarou total apoio à proposta. “A saúde bucal ainda tem carências, principalmente educacionais. A qualidade de vida se expressa na boca. É muito triste ver um jovem com a dentição comprometida. Nós vamos participar de forma ativa nesse processo de conscientização”, relatou.

Além dos vereadores autores das leis, participaram do evento o vice-diretor da Faculdade de Odontologia da Unesp Araraquara, Edson Alves de Campos; o professor Fernando Crisci, representando a Uniara; o sargento Viana, representando o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior; o cabo Lucas, representando o Corpo de Bombeiros de Araraquara; além de representantes da regional de Araraquara da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), da Lacca (Liga Araraquarense de Combate ao Câncer), do Grupo Chá de Lenços Único e de familiares dos homenageados.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade