Selecione a página

IPEM-SP alerta sobre postos de combustíveis irregulares

O consumidor deve ficar atento ao abastecer o seu veículo em postos de combustíveis para evitar prejuízos. Algumas orientações e dicas do IPEM-SP ajudam o consumidor a identificar possíveis irregularidades e na realização de denúncias

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, sugere maior atenção aos proprietários de veículos no momento de abastecer o seu automóvel em postos de combustíveis.
As últimas fiscalizações realizadas pelo IPEM-SP, com apoio da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e da Polícia Civil, identificaram irregularidades em 36% (quatro) dos 11 postos de abastecimento avaliados na capital. Entre os problemas encontrados estavam a suspeita de fraude nas bombas e erros no volume de combustível fornecido ao consumidor.
Os especialistas do IPEM-SP continuam com as fiscalizações em todo o Estado, no entanto, é importante que o consumidor tenha alguns cuidados quando abastecer o seu veículo. As dicas apresentadas abaixo ajudam a identificar irregularidades e evitar prejuízos. Por exemplo:
– Quando parar no posto de combustível desça do carro e acompanhe o abastecimento;
– Verifique se o preço do combustível na bomba é o mesmo anunciado nas placas do posto;
– Observe na bomba se o marcador da quantidade de combustível está zerado e se há selo do Inmetro com indicação do ano de validade da última verificação realizada pelo IPEM-SP;
– Consulte o manual do carro para saber quantos litros cabem no tanque. Se a quantidade abastecida ultrapassar a capacidade do tanque, desconfie e denuncie;
– Lembre-se de pedir o cupom fiscal, que comprova a quantidade de litros que você abasteceu e o valor pago pelo produto.
O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

IPEM-SP
O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade