Selecione a página

Imagens históricas de Araraquara podem ir para o MIS

Arquivos em vídeos de Ricardo Simões contam a história recente da cidade

Imagens históricas de Araraquara  podem ir para o MIS

Ariane Padovani

O araraquarense Ricardo Fonseca Simões, de 72 anos, professor aposentado, ex-secretário de esportes do governo de Waldemar de Santi, ex-presidente da Fundesport e ex-secretário de Cultura e Lazer da antiga CONTUR, está de mudança com a família para Orlando, nos Estados Unidos, terra natal de sua esposa, e, por conta disso, apresentou, em janeiro desse ano, um projeto para o atual prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), e para a secretária de Cultura, Teresa Telarolli, para que as filmagens que fez durante mais de 30 anos de diversos eventos importantes da cidade possam ficar no Museu da Imagem e Som “Maestro José Tescari”. A resposta será dada na próxima segunda-feira (19) e Ricardo está na expectativa para que ele seja aprovado.

“O projeto foi passado para o Conselho Municipal de Turismo e eles pediram que eu detalhasse os 40 módulos que ele terá. Me joguei de cabeça nesse roteiro nos últimos 15 dias e agora estou aguardando com muita expectativa a resposta que vão dar. Estou super esperançoso, porque eu acho que, quando se fala em cultura, nada melhor do que esse projeto, que é cultura pura. E depois, se eu tiver tempo, quero deixar mais uns 200 módulos prontos, porque a história tem que continuar. É um projeto modesto para eles e eu vou entregar prontinho, com todos os DVDs catalogados. Foi um trabalho bastante árduo”, contou Ricardo. “Tem entrevistas com pessoas que já se foram, os fatos mais importantes que aconteceram aqui, como grandes jogos da Ferroviária, grandes eventos políticos, Faciras, desfiles, serestas, carnavais. Tudo o que aconteceu na cidade até 2012”, completou.

Ricardo começou a filmar sua família, eventos da cidade e jogos de futebol dos campeonatos amadores em 1965 com rolos de cinema que duravam apenas três minutos, o que o incentivava a caprichar, já que o material era caro. “A minha filmagem mais famosa foi o show dos ‘The Rolling Stones’ em Matão, em 1969. Em 1978, fui para os Estados Unidos e voltei com a primeira câmera de vídeo que Araraquara viu. Passei a filmar casamentos, eventos em clubes, eventos esportivos e shows. Eu peguei gosto e montei a ‘R Simões Produções’. Fiz milhares de produções, filmei Mamonas Assassinas, João Paulo e Daniel, Alan e Aladim. Também filmei missões da Academia da Força Aérea, fiz muitas entrevistas com os presidentes da República que visitavam a Academia e com todos os prefeitos que passaram por Araraquara. Depois me especializei em fazer campanha política. Eu tenho atualmente umas três mil horas de filmagens da história de Araraquara. Só na ‘Sessão Cripta’ tem mais de 1.200 pessoas entrevistadas”, narrou o professor.

 Se o projeto for aprovado, a Prefeitura precisará abrir uma licitação para contratar uma produtora para transcrever e editar essas fitas. “E eu serei o produtor”, destacou Ricardo.

Televisão

Ricardo teve um programa de retrospectivas no Canal NET chamado ‘Arquivo R Simões’ que sua filha Laura Simões apresentava. Em seu canal no YouTube ‘arquivorsimoes’ estão disponíveis vários vídeos que foram exibidos na TV.

História

Ricardo nasceu no dia 20 de dezembro de 1946, em Araraquara, mas morou em Tutóia até os 11 anos. Foi nadador do Corinthians, onde ganhou o título de campeão brasileiro de natação, além de conquistar recordes em vários Jogos Abertos do Interior por Araraquara. Formado em Educação Física pela Escola de Educação Física de São Carlos, deu aulas de natação antes de lecionar na Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Barra Bonita e na Unesp Araraquara. Permaneceu por 28 anos na Academia da Força Aérea e no ITA.

Simões se casou com Judy Balcom em 1972, em São Francisco, na Califórnia, e teve três filhos: Daniel, que mora em Orlando, na Flórida; Diego, que reside e trabalha na Virgínia; e Laura, formada em jornalismo e nutrição.

 

Ricardo Simões e seu acervo com três mil horas de filmagens da história de Araraquara

 

 

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade