Selecione a página

Exposição apresenta a arte do grafiteiro Luís Henrique Sniffo

Exposição apresenta a arte do grafiteiro Luís Henrique Sniffo

O grafiteiro e arte-educador Luís Henrique Sniffo é atração na 16ª edição do Território da Arte de Araraquara nesta quinta-feira, 23 de maio, com a abertura da sua exposição “Cidadão Cotidiano – a arte da estória”. A abertura será às 19 horas no MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari, localizado na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa.

Julio Cesar, Airton Junior, as irmãs Maria Elisa e Silvia Helena são alguns dos 16 personagens que permeiam a exposição, juntamente com textos que mesclam realidade e ficção. O projeto “Cidadão Cotidiano” foi contemplado pelo edital do Território da Arte na categoria “Território Experimentações”, que cria oportunidade para artistas emergentes apresentarem alguma produção recente e independente.

Sniffo expõe 16 obras em hachuras (técnica artística que, a partir do desenho de linhas paralelas próximas, cria efeitos de tons ou sombras), de retratos de personagens criados por ele, além de textos e relatos do cotidiano dos personagens desenhados.

Os trabalhos trazem composições de estudos de face, ambientados por fundos que encorpam o imaginário, juntamente dos textos narrativos que apresentam as histórias de vida de seus personagens. Tudo isso potencializado pelo estilo vibrante dos traços de Sniffo.

Os personagens resultam de um projeto que foi entrevistar pessoas, desenhá-las e grafitá-las, apresentado no Território de 2018. Porém, agora, seus 16 personagens resultam de uma mescla de histórias ouvidas, pinçadas e fragmentadas com sua criatividade e imaginação – ou seja: com a ficção.

“Alguns personagens são inventados e outros existem e, nesse universo, temos estórias adaptadas… e outras reais”, aponta Sniffo. “Mas todas trazem questionamento da vida cotidiana ou algum conflito individual, comum a todos nós”, adianta.

Para “Cidadão Cotidiano”, Sniffo centrou-se nos estudos de fundo e de objetos. “Na verdade, eu não tinha previsão de fazer esse projeto, mas com a abertura do edital do Território da Arte, foi uma forma de colocá-lo em prática”, conta. “Desbravei muitas coisas e deu um resultado legal”.

Os personagens de “Cidadão Cotidiano” são apresentados em nanquim, com papel sob display em acrílico – tanto os desenhos, como os textos. Na abertura, o artista irá projetar vídeos que registraram seu processo de produção. A exposição permanece em cartaz até o dia 23 de junho.

Vale destacar que a vernissage de “Cidadão Cotidiano” contará com apresentação do grupo de chorinho regional Saci Paulista, de Araraquara.

Vale lembrar que o MIS também apresenta a obra “Anamnese”, de Jonathan Augusto, igualmente selecionado na categoria “Território Experimentações”. “Anamnese” é um vídeo de animação produzido a partir da obra do pintor surrealista René Magritte. A exibição no MIS segue até 09 de junho, mesma data que será finalizada a exposição “Cidadão Cotidiano”.

O MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari está localizado anexo à Casa da Cultura, na Rua São Bento, nº 909, no Centro de Araraquara. A programação é gratuita e aberta a todos interessados.

 

SERVIÇO:

16º Território da Arte de Araraquara apresenta:
Abertura da exposição “Cidadão Cotidiano – a arte da estória”, de Luís Henrique Sniffo
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (Rua São Bento, nº 909 – Centro / anexo à Casa da Cultura)
Data: quinta-feira (23 de maio)
Horário: 19 horas

· Visitação até 23 de junho: de segunda à sexta-feira, das 9h15 às 20h45; aos sábados, das 9h15 às 12h45

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade