Selecione a página

Ex-presidente Itamar Franco morre em São Paulo aos 81 anos

O nome Itamar, contava ele, remete ao local de seu nascimento

Morreu ontem, aos 81 anos, o senador e ex-presidente da República Itamar FrancoMorreu ontem, aos 81 anos, o senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS). Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma leucemia. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a leucemia surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia.

O último boletim médico, divulgado sexta-feira (1º) pelo hospital, informava que o estado de saúde do senador era grave e que ele continuava internado na unidade de terapia intensiva (UTI), necessitando de ajuda mecânica para respirar.

Itamar Franco nasceu em 28 de junho de 1930 e chegou à Presidência da República em 1992, após a renúncia de Fernando Collor de Mello, envolvido em denúncias de corrupção. O senador, que exercia atualmente a vice-presidência do PPS, foi também governador de Minas Gerais e prefeito de Juiz de Fora. (Agência Brasil).

Plano Real

Itamar Franco foi o idealizador e principal defensor do Plano Real, lançado em 27 de fevereiro de 1994, no último ano de mandato do ex-presidente. O plano conseguiu reduzir a inflação e reorganizar a economia do país, além de aumentar o poder de compra das camadas mais pobres da população.

Na época, especialistas consideram o Plano Real o mais amplo programa feito no Brasil com o objetivo de controlar a hiperinflação. Para implementá-lo foram adotados vários instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação, que atingiu 46,58% ao mês, em 1994.

Pelo plano, foi lançada uma nova moeda com o nome de real e organizado um projeto para a elaboração de medidas do governo e execução das reformas econômica e monetária. O plano fortaleceu o então ministro da Fazenda, senador Fernando Henrique Cardoso, que sucedeu Itamar Franco na Presidência da República.

Com a implementação do Plano Real, houve redução da inflação, que era o principal objetivo do projeto, e ampliação do poder de compra da população. Esses efeitos do plano causaram uma reorganização dos setores econômicos nacionais. (ABr)

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade