Selecione a página

Evento reúne futebol e palestras para presos do CR Masculino de Araraquara

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promove, de 15 a 21 de julho, diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) Masculino de Araraquara, com objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. Em sua quarta edição na unidade, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade vai oferecer […]

Evento reúne futebol e palestras para presos do CR Masculino de Araraquara

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promove, de 15 a 21 de julho, diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) Masculino de Araraquara, com objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. Em sua quarta edição na unidade, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade vai oferecer aos presos, durante toda a semana, atendimentos médicos, psicológicos e jurídicos, além de regularização e emissão de documentos.

Iniciativa da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado, o evento engloba, ainda, programação cultural e esportiva. Em dois dias, serão exibidos os filmes “O Fazendeiro e Deus” e “O Extraordinário”, que abordam, respectivamente, temas como superação e inclusão social. No sábado (dia 20), haverá jogo de futsal. Com objetivo de promover a interação entre internos e sociedade, a equipe do Reeducandos do CR recebe o Master Ferroviária que contará com nomes consagrados como Dama, Miltinho, Galo, Gerson, Douglas Onça, Milton, Argel, Hermínio, Claudinho, Marco Antonio, Mauro Pastor, entre outros.

Durante toda a semana, os presos assistirão palestras que abordam assuntos variados, como, por exemplo, empregabilidade e a importância da leitura para o trabalho. Serão oferecidos, também, atendimentos de saúde, como testes de glicemia capilar e aferição da pressão arterial, além de consulta odontológica.

O CR Masculino de Araraquara irá promover, ainda, um encontro dos Narcóticos Anônimos (NA), com testemunhos de ex-dependentes químicos. O debate tem o intuito de mostrar aos internos os benefícios de viver longe das drogas.

 

Louvor

No domingo (21), último dia da Jornada, os reeducandos irão participar de um momento de louvor, conduzido pela cantora gospel “Isabela Lima e Banda”. Em seguida, haverá almoço especial com a presença de familiares dos presos.

 

Balanço

Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 47.373 novos documentos: CPF (13.582); RG (18.850); Carteira de Trabalho/Previdência Social (3.299); Título de Eleitor (896); e 10.265 certidões (nascimento, casamento e óbito).

Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 239 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.

Somente no CR Masculino de Araraquara, nas três edições do evento, foram emitidos ou regularizados 235 documentos (RG e CPF) e ofertados 6.134 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.

Cerimônia solene

Na terça-feira (16), às 9h30, será realizada a abertura oficial da Jornada de Cidadania e Empregabilidade do Centro de Ressocialização (CR) Masculino de Araraquara, com a presença de autoridades da SAP, do município e também de parceiros do presídio.

Esta será a quarta edição do projeto na unidade prisional. A ação, porém, ocorre anualmente em presídios de todo o Estado de São Paulo.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade