Selecione a página

Estado de São Paulo em estado de alerta: queimadas continuam

Estado de São Paulo em estado de alerta: queimadas continuam

José A C Silva

A umidade relativa do ar caiu para níveis de alerta (entre 12% e 20%) na tarde desta segunda (25) em grande parte do Estado de São Paulo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Araraquara é uma das cidades que têm registrado alto índice de queimadas, conforme registramos na edição de ontem. A “Morada do Sol” ficou às escuras em pleno dia, tomada por queimadas parecendo o apocalipse. Ontem, houve outros pontos de queimadas, mais uma vez atrás das torres do condomínio Barbieri – beirando a linha do trem – as chamas passaram dos cinco metros de altura, piorando ainda mais a qualidade do ar. Araraquarenses reclamam de coceiras nos olhos, narinas secas e problemas respiratórios.
Na capital, o índice chegou a 14% às 16h. Em Lins, a umidade atingiu 12%. Abaixo disso, é considerado estado de emergência pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Em Barretos e Pradópolis, a umidade relativa do ar chegou a 13% às 15h, mesmo índice registrado em Itapira, Casa Branca e Valparaíso.
“Com exceção do litoral, em praticamente todo o Estado a umidade ficou abaixo dos 20%”, diz Helena Balbino, meteorologista do Inmet.
As cidades que registraram os maiores índices de umidade também ficaram abaixo dos 20%: Bauru, São Carlos e Presidente Prudente, com 15%, e Avaré, com 18%.
A meteorologista afirmou que a umidade deve subir a partir de hoje (27), quando está prevista a chegada de uma frente fria.
Na capital, a umidade deve passar dos 30%. Há possibilidade de chuva. A temperatura deve ficar entre 15°C e 25°C nesta terça (26).
Em Ribeirão Preto, o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) informou que ontem às 15h a umidade chegou a 13,7%.
O pneumologista Pedro Luis Pompeu da Silva diz que as pessoas devem evitar se exercitar ao ar livre no período de baixa umidade.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade