Selecione a página

Escolha e cuidados com o forno de microondas doméstico

Este pequeno aparelho permite programações e regulagens como se fossem receitas.

microondasPolivalente, prático e eficiente. Seja a sua cozinha pequena ou grande, o forno de microondas é um item essencial e bastante útil. Este pequeno aparelho permite programações e regulagens como se fossem receitas. É prático, gasta pouca energia, pois cozinha apenas o alimento, não necessita de pré-aquecimento, não suja o ambiente e é fácil de limpar. Agora o importante é saber qual comprar, com quais características. Prefere um multifuncional, grill ou com diversas programações eletrônicas?

Se optar por um modelo mais em conta, terá recursos convenientes como a capacidade de cozinhar por tempo, temperatura, nível da potência ou rotina pré-definida, prato giratório ou cozimento por raios refratados. É uma ótima pedida para sua cozinha, básico e eficiente. Já os munidos de mais tecnologia, que combinam cozimento por micro-ondas com métodos de aquecimento alternado. É o chamado Microondas Grill, que lhe garante a função de um forno convencional. Se você prefere assar mais rapidamente e uniformemente, essa é a escolha certa.

Vale lembrar que tanto o tamanho, quanto à localização do seu aparelho devem ser previamente pensadas, antes da compra. Os modelos de balcão nem sempre são a melhor escolha, pois ocupam muito espaço.

Já os modelos de parede, que podem ser colocados sobre o forno ou o fogão, livram um enorme espaço no balcão da sua cozinha, porém são mais caros. Agora se a opção é embutir sobre o fogão, além de não ocupar espaço tem dupla utilidade, pode ser usado como gabinete de ventilação e iluminação.

Outra dica é saber quantos litros deve ter o microondas. Sugerimos levar uma travessa ou um prato para ter certeza de que vai caber no forno que escolher. Lembre-se de que os modelos maiores possuem cozimento maior e conseqüentemente mais rápido, são os de 42 a 59 litros. Indicados para quem tem uma família bem grande e que realmente gostam de cozinhar no forno de microondas.

O modelo tamanho família com capacidade de 34 a 40 litros, é uma ótima pedida para economizar. Um modelo de tamanho médio e capacidade de 28 a 34 litros, além de compacto é perfeito para cozinhas, apartamentos e escritórios pequenos. Para esquentar leite, água ou até mesmo o almoço. Se o ambiente é realmente minúsculo, existem as opções com capacidade de 25 litros ou menos. Geralmente para aqueles que querem ter a comodidade no quarto, em barcos, etc…

Contudo, para verificar se o seu forno está emitindo radiação excedente. Esta radiação que poderia vazar do forno quando seu sistema de vedação for deficitário. Faça a revisão do forno que é aconselhada a cada três anos, isto para trocar peças plásticas que ressecam e passam a se quebrar, e também para reforma restaurando o forno de possíveis poros de ferrugem que possam ter se formado no forno, lembre-se o principio de funcionamento do forno é trabalhar com água, o forno chega a formar poros de ferrugem, o que prejudica sua vida útil. Nesta oportunidade boas oficinas normalmente farão a medição do vazamento de microondas para o ambiente, com isto evita-se que alguma pessoa sentada em sua cozinha possa ser alvo das microondas excedentes, ela seria queimada onde incidirem as micro-ondas, o perigo maior seria a incidência nos olhos.

A alta potência gerada pelos fornos de microondas de uso doméstico, é capaz de penetrar em tecidos vivos até aproximadamente 30 mm. As micro-ondas podem passar facilmente através de: porcelanas, vidros, cerâmicas e a maioria dos plás- ticos. Não fique em áreas onde há presença de vazamento de micro-ondas, nem fique olhando diretamente para o forno quando em funcionamento. É sumamente importante que todos os fornos de microondas sejam periodicamente verificados, para ter certeza de que não há perigo ou mal funcionamento do mesmo. Os fornos não devem ser ligados vazios, deve haver algo que absorva as microondas como um copo de água.

Caso não entenda a tecnologia dos fornos faça um teste simples coloque seu celular dentro do forno, feche a porta do forno, não ligue o forno, apenas telefone para ele, com certeza ele irá tocar. Isto quer dizer que a vedação do forno normalmente filtra as microondas largas, o que ocorre é que a largura da microonda do forno é maior que a microonda de seu celular, ela é retida enquanto o isolamento do forno agir de modo efetivo.

Um dos defeitos mais comuns de ocorrer nos fornos é na membrana do painel de controle, alguma das teclas ou todas param de funcionar, o BIP das teclas poderá não tocar mais, nem a função teclada aparece no diplay, a membrana é feita de material plástico que resseca com o tempo, isto é tem um tempo de vida útil, como o controle remoto de seu televisor, e como em todo eletrodoméstico, o forno em geral, fora a membrana, possui boa durabilidade, existem fornos funcionando adquiridos há mais de 10 anos.

A empresa de Refrigeração Gelara, tem atuado no mercado já há vários anos na restauração e conserto de Geladeiras e utilidades domesticas, bem como com Fornos de Microondas de procedência Nacional e Importada, e pratica a verificação do vazamento das micro-ondas nos fornos que revisa, levando tranqüilidade a seus clientes e estamos envolvidos em um projeto social para o descarte dos fornos, quando o custo de seu conserto não é viável, este projeto consiste em que a cada dez fornos descartados conosco, um forno é recuperado e é doado a instituições de Caridade em Araraquara, participe, estimule esta proposta. Veja mais informações sobre microondas neste na Internet : https://sites.google.com/site/jrmsmicroondas

DICAS DE USO DE SEU FORNO DE MICROONDAS
• Quando colocar alimentos em um prato, arranje-os nas bordas do prato, deixando um espaço entre os pedaços.
• Quando usar plástico aderente, deixe uma abertura para a saída de excesso de calor.
• Para retirar qualquer odor do microondas, limpe o interior dele com um pano embebido numa solução de bicarbonato de sódio e água.
• Ao limpar o seu forno retire os acessórios da cavidade (prato giratório, anel do prato, grelha, e outros) e lave-os normalmente com esponja e detergente de cozinha. Caso o prato giratório apresentar resíduos mais difíceis de limpar use uma esponja abrasiva com saponáceo líquido com detergente e esfregue o local até que a sujeira seja totalmente removida. Enxágüe muito bem todas as peças e seque-as antes de repô-las no forno.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade