Selecione a página

Escola de Governo inicia Laboratório de Soluções em Gestão Municipal e Políticas Públicas

Seminário realizado pelo Curso de Administração Pública da Unesp aprova propostas que serão debatidos no Laboratório

Escola de Governo inicia Laboratório de Soluções em Gestão Municipal e Políticas Públicas

A Escola de Governo do Município de Araraquara (EGMA) deu início a seu Laboratório de Soluções em Gestão Municipal e Políticas Públicas Locais, cujo objetivo é, entre outros, mapear problemas de gestão municipal e de políticas públicas locais a partir de diálogo dos diversos setores de atuação com a Escola de Governo, identificar indivíduos e grupos com potencial para a busca de soluções e viabilizar o conhecimento das alternativas científica e tecnicamente bem embasadas para solução dos problemas e melhoria do desempenho dos poderes públicos locais.

Com esse foco, foi realizado, no último dia 5 de setembro, no campus da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, o Seminário de Propostas da Disciplina Gestão de Projetos do Curso de Administração Pública da Unesp ao Laboratório de Soluções em Gestão Pública e Políticas Públicas Municipais da Escola de Governo.

Com sessões pela manhã e à noite, o seminário foi organizado pelo professor responsável pela disciplina e também convidado a coordenar voluntariamente o Laboratório, Prof. Dr. Antonio Roberto Bono Olenscki. Também participou o diretor da Escola de Governo, Prof. Dr. Valdemir Pires, como debatedor em diálogo direto com os alunos e como avaliador das propostas que se encontram em fase de diagnóstico.

De acordo com o diretor da Escola de Governo, ao longo dos próximos meses, os discentes desenvolverão os projetos aprovados (veja relação abaixo), interagindo com populações de diversas localidades e também com diversos setores da administração municipal. As análises e propostas resultantes voltarão a debate no Laboratório, com possível participação de agentes públicos, diretamente interessados nas temáticas abordadas.

“Queremos que o Laboratório se constitua num espaço de convivência cotidiana entre pesquisadores, políticos e funcionários públicos envolvidos e interessados em aprimorar a gestão pública e as políticas públicas municipais, entendendo que o conhecimento científico e a reflexão sistemática são instrumentos poderosos para isso”, explica Pires.

Ainda segundo ele, as atividades do Laboratório terão início com edital de chamamento à adesão, no qual serão especificados os problemas iniciais para os quais serão buscadas soluções no biênio 2019-2020. Esses problemas serão levantados a partir de diálogo da Escola de Governo com os diversos setores da Prefeitura.

Todas as informações sobre o Laboratório de Soluções em Gestão Municipal e Políticas Públicas Locais estão no link http://www.araraquara.sp.gov.br/egma/arquivos/laboratorio-escoladegoverno.pdf

A Escola de Governo é uma iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal de Araraquara e da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, tendo como um de seus objetivos a cooperação entre professores-pesquisadores e estudantes (de graduação e pós-graduação) e agentes públicos municipais (políticos e funcionários), visando melhorar o desempenho da gestão pública local e também a qualidade do ensino e da pesquisa, por meio de maior interação com a realidade local.

Propostas aprovadas no Seminário e os alunos-apresentadores

Diurno

– Cobertura Vacinal em idosos na cidade de Araraquara

Cesar Henrique Rodrigues de Melo Aleluia / Marco Antonio Gomes Corso / Roberto do Monte Carmello / Pedro César de Toledo

– Como proceder? A violência contra a mulher deve ser denunciada

 Bianca Mascagni Laverde / Gabriela de Paula Franca / Gabriela Silva Nogueira

– Cidade das Artes – Ciclo Cultural

Beatriz Nunes de Faria / Josiane Couto de Matos

– Esporte como Política Social

Henrique Chiapini Braga / Marcos Paulo Andrade / Murillo Trevisanello Pinotti / Thiago Alves da Silva

– A influência de fatores sociais no desempenho escolar em Araraquara

João Pedro Woigt Azevedo

Noturno

– Ensino e aprendizado de princípios de cooperação e segurança alimentar por meio de hortas em escolas públicas de Araraquar

 Bruno Soto de Andrade / Daniele Francisco / Felipe Mattioli

– Projeto Acácia: por uma coleta mais eficiente

Ana Carolina Barros Marques / Gregório Luiz Anaconi / Ketlyn Rodrigues Alvares / Patricia Souza Braulino

– Estrutura de funcionamento e sistema de melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto de Araraquara

Guilherme Augusto Coelho Vicente / Larissa Tonetti Lucena / Luisa Correa Siqueira

– Transição do PDV: estudo e orientações

Larissa Trindade Lopes / Marina Zen Bertolazzi / Vanessa Peixoto da Silva

– Acolhimento e autonomia de mulheres vítimas de violência que recorrem à Casa Abrigo

Ana Clara Ferreira Cunha / Gabrielly Letícia de Lima / Guilherme Henrique Ferreira

– Análise dos desafios de acesso a estágios no setor público feito pelos estudantes de administração pública no município de Araraquara

Arthur José Alves / Fabricio Marchese Santos/ Gleibson Santos Possidonio

– Queimadas urbanas em Araraquara

Ana Carolina Camuzzo / Caroline Ayumi Andrade / Jéssica Renata Piza / Maelli Rosa de Paula Peral

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade