Selecione a página

Empresa lança projeto de incentivo ao emprego juvenil

Para interromper esse círculo vicioso, a Arcos Dorados, franquia que administra a marca McDonald’s em 20 países da América Latina, está engajando funcionários e fornecedores em um projeto que visa promover a mobilidade social, desenvolvendo capacidades e oportunidade de emprego para os jovens na região. De acordo com a executiva, mais do que gerar uma […]

Na região, a taxa de desemprego entre os jovens é três vezes maior que entre os adultos

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que, no mundo, 21 milhões de jovens estão desempregados e que, desse total, 3 milhões estão na América Latina. Entre os que trabalham, somente 22% possuem emprego formal. Ainda, na região, a taxa de desemprego entre os jovens é três vezes maior que entre os adultos. E esse quadro é agravado pela evasão escolar. A entidade aponta que 50% desses jovens não completam os estudos, a maioria mulheres, por gravidez precoce.

Para interromper esse círculo vicioso, a Arcos Dorados, franquia que administra a marca McDonald’s em 20 países da América Latina, está engajando funcionários e fornecedores em um projeto que visa promover a mobilidade social, desenvolvendo capacidades e oportunidade de emprego para os jovens na região.

A empresa, reconhecidamente uma das maiores geradoras do primeiro emprego aos jovens, além de oportunidade de crescimento profissional – fato atestado por instituições independentes de auditoria de engajamento e clima organizacional –, inclui anualmente 75 mil jovens no mercado de trabalho formal. “Diante desses números e do nosso potencial de acolher e formar, resolvemos estruturar uma plataforma voltada para o emprego juvenil e para as questões próprias desse grupo”, explica Lyana Latorre, diretora da Arcos Dorados responsável pelos projetos de responsabilidade social, sustentabilidade e apoio à comunidade.

De acordo com a executiva, mais do que gerar uma vaga de trabalho para esses jovens, o projeto é ser sustentável e visa apoiar os jovens, dando a eles ferramentas importantes para seu plano de carreira plano de carreira. Isso envolve identificação de talentos e treinamento, fortalecimento de competências por meio de cursos e desenvolvimento de carreira dentro da companhia. “Para isso, estamos mobilizando nossa própria força interna, que são os funcionários. Eles serão grande parte desse
processo, pois estarão com esses jovens no dia a dia, incentivando, orientando e fazendo-os crescer”, afirma Lyana.

Na outra ponta, a empresa vai convidar seus fornecedores a fazerem parte dessa cadeia. “A partir do ano que vem, quando já tivermos nossa plataforma rodando e com resultados, vamos engajar nossos parceiros comerciais. Eles terão à sua disposição toda nossa expertise, para que adequem e implementem seus projetos voltados para o emprego juvenil”, diz a executiva, que completa: “Certa vez, nosso fundador, Ray Kroc, disse que devemos retribuir às comunidades onde operamos. Estamos apenas honrando esse lema”, encerra Lyana.

O jovem trabalhador na América Latina

No mundo, 21 milhões de jovens estão desempregados; 3 milhões estão na América Latina
Somente 22% dos jovens latino americanos que trabalham possuem emprego formal.

Na região, a taxa de desemprego entre os jovens é três vezes maior que entre os adultos.

Mais de 50% desses jovens não completam os estudos, a maioria mulheres, por gravidez precoce
70% dos jovens consideram que ter acesso a uma educação profissionalizante está fora de suas possibilidades financeiras.

Araraquara

Em Araraquara, interior de São Paulo, o franqueado da rede na cidade, Luís Amadeu Sadalla, conta com diversas histórias de sucesso em seus restaurantes. “Tenho um grande orgulho de acompanhar o desenvolvimento e o crescimento de pessoas que chegam aqui jovens sonhadoras e se tornam trabalhadores com responsabilidade e valores”, conta Sadalla.

Jéssica Eliane de Souza Cavalheiro era uma jovem ansiosa por uma oportunidade no mercado de trabalho e pela independência financeira, que um emprego proporciona. Em 2011, aos 15 anos, encontrou no McDonald’s a oportunidade de sua primeira colocação profissional como Menor Aprendiz. A cada ano, ela se destacava pela responsabilidade e comprometimento e conquistava uma promoção. Aos 21 anos, Jéssica é Gerente de Plantão do restaurante da Av. Bento de Abreu, em Araraquara, segundo cargo na hierarquia de operações de uma unidade da rede. “Sinto uma proximidade muito grande com as equipes, pois temos idades muito próximas, o que me permite contribuir para o desenvolvimento de muitas pessoas que, assim como eu, buscam sua independência e uma oportunidade. Meu irmão mais novo, por exemplo, também começou como Menor Aprendiz e já está em um processo de desenvolvimento para ser promovido para Treinador”, conta.

Com o trabalho no restaurante, Jéssica manteve os estudos e hoje está no quarto ano do curso de Engenharia de Produção. “Sempre quis continuar estudando e sempre fui incentivada pelos colegas e pela empresa”, destaca a jovem. Muito além de uma carreira profissional, Jéssica encontrou no McDonald’s o Eduardo, da área de manutenção.

O que começou como uma amizade, hoje é um noivado com data marcada para o casamento: maio de 2017. “Desde que comecei a trabalhar, Eduardo sempre foi um bom amigo. Há dois anos, mudamos o status do relacionamento e estamos juntos, construindo uma história que começou no McDonald’s”, explica Jéssica.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade