Selecione a página

Ditador é um centralizador

Ditador é um centralizador

Ditadura é um regime político onde todos os poderes do país estão centralizados em um único indivíduo, um grupo ou um partido político. O ditador geralmente é um paranoico e narcisistaque não admite oposição a seus atos e ideais, e tem grande parte do poder de decisão. É um regime enganador que não existe a participação da população.

Geralmente, a ditadura é implantada através de um golpe de estado, e com isso o ditador vai precisar construir alianças com aqueles que não vão se opor à ditadura.

A ditadura nasce, se mantem e morre como qualquer ser humano.

Os primeiros indícios de ditadura surgiram na antiguidade, quando Roma entrava em crise, era chamado um ditador para assumir o poder e fazer com que o governo voltasse à “normalidade”. Durante o Império Romano também aconteceram as tiranias, quando o rei oprimia seus súditos e usava de violência para conseguir o que queria.

Para uma ditadura a informação é poder. Toda ditadura cria seu mundo próprio dizendo a todos que o regime é justo, assim, consegue manter o controle rígido sobre a população. Dessa forma, uma ditadura engana e fantasia um sistema político geralmente debilitado, implantando uma cultura do medo e promovendo a tortura e assassinatos.

Esse tipo de regime arbitrário foi e é muito comum na América Latina, vários países passaram por esse tipo de regime, inclusive o Brasil, de 1964 a 1985.

Na antiga União Soviética o ditador russo Stalin implantou o grande terror no país, matando mais de 12 milhões de camponeses por inanição. Esse ditador pregava ao povo que somente a indústria libertaria a União Soviética, deixando de lado a agricultura.

Por mais poderoso que um ditador paranoico e narcisista se sinta o dono do pedaço, forças opositoras sempre existirão.

Outro exemplo de ditador paranoico foi SadanHussem do Iraque, que durante seu regime opressivo, desconfiava de todos inclusive de sua própria família. Para variar, em geral todo ditador tem seu lado paranoico da desconfiança de todos, mas neste caso do Iraque, o ditador em um momento de paranoia mandou matar toda a sua família.

Já a democracia surgiu na Grécia Antiga, na cidade-Estado de Atenas. Nessa época as assembleias populares tinham um grande poder sobre as decisões políticas. Esse primeiro modelo de democracia com assembleias populares foi criado pelo político grego Clístenes.

A democracia no Brasil surgiu durante o governo de Getúlio Vargas, entre os anos de 1934 e 1937. Depois desse período os militares assumiram o governo do país até o final da ditadura militar em 1985.

A democracia, como é conhecida hoje, surgiu depois da ditadura militar. A promulgação da Constituição Federal de 1988 é um símbolo importante na história da democracia do Brasil porque garantiu direitos que permitem o exercício da cidadania e a busca por mais igualdade e justiça social.

A democracia e a cidadania são conceitos relacionados. Cidadania é capacidade do cidadão de usufruir dos direitos que são garantidos pelo Estado, além da obrigação de cumprir seus deveres.

Assim, democracia e cidadania estão conectadas porque um regime democrático permite que a cidadania seja colocada em prática, através participação ativa do cidadão nas decisões do país.

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade