Select Page

Dimas Ramalho cobra informação do ministro da Justiça sobre conflito entre PF e Marinha

Deputado federal Dimas RamalhoMembro titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o deputado federal Dimas Ramalho (PPS) pediu ontem que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, informe sobre a ocorrência de conflitos entre a Polícia Federal do Brasil e a Marinha de Guerra do Paraguai no rio Paraná e no lago de Itaipu, na fronteira dos dois países.

O pedido tem como base notícias veiculadas pela imprensa de que a PF e a Marinha paraguaia tem se enfrentado em constantes trocas de tiros em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Os motivos dos conflitos, de acordo com a apuração dos meios de comunicação brasileiros, são a ação do crime organizado que age dos dois lados da fronteira.

Segundo Dimas, o caso merece “esclarecimento urgente” porque, em março deste ano, o site da revista Veja publicou o conteúdo de e-mail de um policial federal que atua em Guaíra, cidade paranaense na fronteira com o Paraguai, em que ele pede “socorro à Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais)” alegando que “em pelo menos três ocasiões, oficiais da Marinha paraguaia trocaram tiros com policiais brasileiros”.

“Como o contencioso foi confirmado em entrevista pelo próprio presidente da Fenapef [Marcos Wink], queremos que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, informe quantos confrontos já ocorreram e quais as providências já tomadas”, disse Dimas Ramalho, que é membro da Comissão de Relações Exteriores.

O deputado pede ainda ao ministro da Justiça informações sobre como a Polícia Federal fiscaliza a fronteira com o Paraguai, e dos procedimentos de fiscalização da PF para reprimir o crime organizado na fronteira com o país vizinho. “A sociedade brasileira quer e precisa saber o que acontece nas nossas fronteiras”, afirmou Dimas. A partir do recebimento do pedido do parlamentar, o Ministério da Justiça tem prazo constitucional de 60 dias para fornecer as informações requisitadas.

Advertisement

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos