Selecione a página

Detran.SP online ultrapassa 43,9 mi de serviços em 2018

Detran.SP online ultrapassa 43,9 mi de serviços em 2018

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) fechou o ano  de 2018 com exatos 43.902.326 serviços realizados de forma online pelo seu portal. A ferramenta conta atualmente com 38 opções que permitem ao cidadão fazer procedimentos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículos e infrações. Atualmente, são 12.355.405 milhões de usuários cadastrados pelo portal www.detran.sp.gov.br.

Entre os principais serviços estão a solicitação da 2ª via da CNH e da Permissão Internacional para Dirigir (PID); envio de recursos contra multas aplicadas pelo Detran.SP; indicação de condutor de multa do Detran.SP cometida por terceiro;  recursos contra a suspensão ou cassação da habilitação e consulta de débitos de veículos, etc. Por segurança, alguns procedimentos online exigem o acesso com login (que é o próprio CPF do cidadão) e uma senha.

O Detran.SP também oferece aplicativo gratuito do órgão de trânsito para smartphones e tablets. Só no ano passado, o app “Detran.SP” teve quase 2 milhões downloads nas lojas virtuais da Apple (AppStore) e Android (GooglePlay).

O cadastro é feito de forma gratuita e o passo a passo ilustrado está disponível aqui. Com ele, também é possível utilizar o aplicativo do Detran.SP.

Abaixo, listamos as dúvidas mais comuns ligadas ao cadastro. Confira:

Como fazer o cadastro no portal do Detran.SP? – Basta clicar em “Entre ou Cadastre-se” no topo da página www.detran.sp.gov.br, informar o CPF e seguir o passo a passo. O interessado deverá fornecer também informações como o endereço, telefone para contato, e-mail e número de registro da CNH (para quem já for habilitado) e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), caso seja proprietário de um ou mais veículos. Tal código está localizado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Os dados ficam protegidos por uma senha pessoal que será solicitada a cada acesso. Atenção: escolha bem a dica de senha porque será importante se eventualmente esquecer.

Tentei me cadastrar, mas endereço listado não confere com o meu –O portal precisa da confirmação de endereço do condutor ou de cadastro do veículo. O CEP e o endereço do cidadão devem ser os mesmos cadastrados previamente em um posto do Detran.SP no início do processo de habilitação ou na última vez em que renovou o documento, ou se houve alteração de endereço para a CNH ou veículo.

Em caso de mudança de endereço, é necessário se dirigir a uma unidade portando documento de identificação e comprovante de residência (últimos três meses) para atualização dos dados. Se a mudança ocorreu dentro do mesmo município e o usuário tem contas de consumo (telefone, gás, água) emitidas em seu nome, a atualização pode ser feita pelo próprio portal, mediante login e senha.

App do Detran.SP – Para fazer o login ou criar um cadastro no app, basta clicar em um dos serviços que apresentem um cadeado junto ao ícone. Lembramos que o login e a senha gerados no cadastro do portal servem também para o aplicativo.

Esqueci minha senha – Para recadastrar uma nova senha basta inserir o CPF no campo indicado em “Entre ou Cadastre-se” no portal do Detran.SP e clicar em “Esqueci minha senha”. A página informará a “Dica de senha”, mas se mesmo assim não se recordar, é só clicar em “Nova senha” e seguir o passo a passo. Uma nova senha será enviada para o e-mail e telefone cadastrados. Depois, é possível editá-la em “Meu Cadastro”.

Esqueci meu e-mail – Se não tem mais acesso ao e-mail cadastrado no portal do Detran.SP, o processo é parecido: ao clicar em “Esqueci minha senha”, o usuário deve selecionar a opção “Recadastro” e seguir o passo a passo. A tela disponibilizará um formulário e permitirá iniciar seguir com o recadastro.

Acesso aos serviços eletrônicos por redes sociais – O cadastro do Detran.SP permite também vincular a conta ao Facebook e ao Gmail. Assim, o login pode ser feito por meio dessas redes e o usuário não terá de lembrar da senha cadastrada no portal. Para isso, é só clicar em “Vincular conta” no campo “Associar contas”.

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade