Selecione a página

Defesa Civil promove hoje “Oficina Preparatória para a Operação Estiagem”

Defesa Civil promove hoje “Oficina Preparatória para a Operação Estiagem”

Defesa Civil promove hoje “Oficina Preparatória para a Operação Estiagem”

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), em parceria com a Defesa Civil Municipal (COMDEC), órgão da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, promove nesta terça-feira (14), a partir das 9 horas, no Centro de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, o treinamento regional “Oficina Preparatória para a Operação Estiagem”.

O evento marcará também o lançamento do Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil – Operação Estiagem 2019, que se estenderá até o dia 30 de setembro.

Participam do treinamento, profissionais do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Instituto Geológico, Somar Meteorologia, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP, Polícia Militar Ambiental – SP e os agentes da Defesa Civil Municipal, além do Corpo de Bombeiros que fará o treinamento prático de combate às queimadas.

“Durante o período de estiagem é comum o surgimento das queimadas urbanas que trazem males a toda a população. Esse treinamento, além de importante para os agentes locais, visto que é parte integrante da Operação Estiagem 2019, reunirá profissionais de 26 municípios da região da área de defesa civil e outras áreas”, destaca o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, João Alberto Nogueira Junior. Ainda segundo ele, o objetivo é reunir todos os esforços para o enfrentamento aos problemas das queimadas, a fim de diminuir o número de ocorrências e dos males que são causados à população e ao meio ambiente.

Também serão abordados temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal e os critérios do Programa Município Verde Azul. Outro tema importante na programação é a epidemia da dengue, que será tratado pela SUCEN.

Vale ressaltar que os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela Defesa Civil Estadual poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

A oficina é aberta a toda a população e as inscrições poderão ser realizadas no local, a partir das 08h30.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade