Selecione a página

Construção da nova Unidade de Saúde do Santana deve ter início em março de 2020

Construção da nova Unidade de Saúde do Santana deve ter início em março de 2020

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB), recebeu duas boas notícias da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain: a confirmação da construção da nova Unidade de Saúde (ESF) no bairro de Vila Santana e a reabertura da farmácia na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Parque das Laranjeiras I “Dr. Wilson Antunes Pereira”.

As informações foram dadas ao parlamentar durante a Audiência Pública para a apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA 2020) e a Audiência Pública de Prestação de Contas do 2º quadrimestre da Saúde, conduzida por Yashuda, no plenário da Câmara.

No caso da reabertura da farmácia, como já existe o espaço físico, resta concluir o chamamento de um farmacêutico responsável e a previsão é de a farmácia volte a funcionar na unidade do Laranjeiras I no próximo mês de novembro.

Já em relação à nova unidade de saúde do Santana, com a previsão orçamentária garantida na Lei Orçamentária (LOA 2020), as obras de construção devem ser iniciadas em março do próximo ano.

A região do Santana é uma das poucas da cidade que não dispõe de unidade de saúde própria. A unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Santana “Dr. Wilson Antunes Pereira”, funciona atualmente em um espaço alugado na Avenida Barroso, 2061. A atual unidade é pequena e insuficiente para atender a demanda da região do Santana. São mais de duas mil pessoas atendidas, com predominância de idosos. Trabalham na unidade cinco agentes de saúde da família, um médico da família, três técnicos em enfermagem e uma enfermeira, que contam com o apoio de profissionais do NASF (psicólogo, psiquiatra, nutricionista e terapeuta ocupacional).

A proposta de transferência do atendimento para uma nova sede já havia sido aprovada no Conselho Municipal de Saúde e também na Conferência Municipal de Saúde. Uma das principais dificuldades era o município ter um terreno disponível para construir da nova unidade de saúde.

Integrante da Comissão Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara, Yashuda tem mantido diálogo com o Executivo para viabilizar a construção da nova unidade. E maio deste ano, o prefeito Edinho Silva (PT) assinou a escritura de aquisição do terreno (por interesse público)  de dois lotes na Vila Santana, localizados na Rua Tenente Joaquim Nunes Cabral, 3021, para funcionamento do equipamento público.

“A construção do novo posto de saúde do Santana, no modelo da Estratégia de Saúde da Família, vai atender com mais qualidade a demanda do Santana e Jardim Morumbi, além contribuir para descongestionar o atendimento de bairros vizinhos”.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade