Selecione a página

Centro da Juventude promove palestra de prevenção ao suicídio

Com tema “A educação como prevenção ao suicídio na adolescência”, evento acontece na sexta-feira (13)

Centro da Juventude promove palestra de prevenção ao suicídio

O Centro da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, em parceria com a Assessoria de Políticas para a Juventude, realiza na sexta-feira (13), a partir das 14 horas, a palestra “A educação como prevenção ao suicídio na adolescência”, como parte da campanha do Setembro Amarelo, uma ação brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.

A palestra, que será ministrada pelo doutorando em Educação Escolar, Adauto Luiz Carrino, abordará sexualidade, a questão do suicídio e os pensamentos que surgem, e também sobre os transtornos mentais, como depressão, opressão e isolamento.

Com base no tema, segundo ele, será utilizada a análise do seriado Thirteen Reasons Why (Os treze porquês), debruçando sobre várias temáticas que podem causar o suicídio. A série gira em torno de Hannah, uma estudante que comete suicídio após uma série de falhas culminantes, provocadas por indivíduos selecionados dentro de sua escola. Uma caixa de fitas cassetes gravadas por ela, antes de se suicidar, relata treze motivos pelas quais ela tirou sua própria vida.

“Neste diálogo vamos abrir os olhos e dialogar sobre a idealização suicida na adolescência, um assunto muito delicado e que é referenciado pelo seriado ‘Thirteen Reasons Why’, tratando sobre prevenção, cuidados e fatores de risco, dentro da abordagem do olhar de compaixão pelo próximo”, explica Adauto.

Fábio Modé, um dos organizadores do evento e psicólogo do Centro da Juventude, reforça a  importância de se discutir o tema. “O Centro da Juventude trabalha com essa faixa etária, que é mais atingida pelo suicídio. Falar sobre esse tema é de extrema importância, justamente como prevenção; é uma forma do jovem receber ajuda e também ajudar outros colegas que estão por perto”, avalia ele.

O Centro da Juventude é uma unidade pública da Proteção Social Básica que oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens entre 12 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. Tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, bem como a contribuição para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Serviço

Palestra – “A educação como prevenção ao suicídio na adolescência”,
Dia 13 de setembro – 14 horas
Local: Centro da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”
Av. Domingos de Paula, 395, Jardim Pinheiros
Entrada gratuita

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade