Selecione a página

Campanha de lacres do CE Piaquara entrega cadeiras de rodas à ONG Chá de Vida

Unidade escolar realiza ação desde 2011; já foram arrecadados mais de 6 milhões de lacres, que renderam 18 cadeiras de rodas no total

Campanha de lacres do CE Piaquara entrega cadeiras de rodas à ONG Chá de Vida

O Centro de Educação Piaquara “Profª Lectícia Vitta Filpi”, unidade da Secretaria Municipal da Educação, realizou na quarta-feira (4) a cerimônia de entrega de duas cadeiras de rodas à ONG Chá de Vida, organização de apoio a mulheres com câncer. As cadeiras de rodas são resultado da arrecadação de lacres de alumínio que é realizada na unidade escolar desde 2011.

A campanha, que também arrecada tampinhas plásticas de garrafas pet que são vendidas e revertidas em fraldas geriátricas, envolve ainda a comunidade escolar do Centro de Educação de Recreação (CER) Cotinha de Barros, representado no evento pela diretora Luciana Zamai; o Fundo das Instituições Sociais de Araraquara (Fisa) e o Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary Clube Araraquara Carmo, representados por seus respectivos presidentes, Rosana Coelho e José Carlos de Campos. Outros parceiros importantes são alunos de escolas estaduais e também o professor aposentado Soma Phiroshi, de 81 anos.

De acordo com a direção do CE Piaquara, ao longo de 8 anos já foram arrecadados mais de 6 milhões de lacres. Uma mobilização que já rendeu 18 cadeiras de rodas, com um total de 2.380 garrafas pets com lacres de alumínio. A unidade escolar também já conseguiu recolher mais de 80 quilos de tampinhas, revertidas em fraldas geriátricas.

A diretora Sônia Regina de Moura Santos, que recebeu os convidados no ato de entrega das cadeiras de rodas, destaca que o CE Piaquara se tornou um ponto de coleta de lacres na comunidade. Na escola, todo o material é organizado e enviado ao Fisa, que o encaminha à empresa Keter, em São Paulo. A cada 140 garrafas pet cheias de lacres, a empresa retorna uma cadeira de rodas.

“Tudo começou quando decidimos pensar em ações concretas para praticar a solidariedade com nossas crianças. Deu muito certo e, ao longo dos anos, foram surgindo mais voluntários e parceiros; hoje, aproveito para agradecer mais um parceiro que se junta a nós, o empresário Egivaldo Generoso, que se dispõe a transportar os lacres para o Fisa, quando for necessário”, declarou aos presentes, agradecendo a colaboração de todos.

Rosana Coelho, presidente do Fisa, também falou às crianças, aproveitando para detalhar a campanha das tampinhas de garrafas que rende fraldas geriátricas. “Temos um parceiro, o Recicla Brasil, que compra as tampinhas arrecadadas. Todo o dinheiro, nós revertemos à associação que fabrica as fraldas. Também é muito importante, porque nossa demanda é muito grande” destacou.

A aluna Ester Damasceno Zelante, de 11 anos, foi escolhida para fazer uma declaração em nome de todos os alunos. “Juntos somos mais fortes em prol da sustentabilidade e do amor ao próximo”, declarou. 

As crianças cantaram e, por fim, dois alunos representando do Piaquara e uma aluna representando o Cotinha realizaram o ato de entrega das duas cadeiras de rodas às representantes da ONG Chá de Vida, Dania Garcia e Dora Lima.

Aproveitando o clima lúdico da escola, Dania Garcia incorporou a personagem Chatifunda para conversar com as crianças. Ela ressaltou a importância do ato de solidariedade e ainda lembrou que, doando os lacres e as tampinhas, também se pratica sustentabilidade. “O lacre e as tampinhas de plástico são recicláveis. Quando separamos para doar, além de ajudar quem precisa, protegendo o meio ambiente, a nossa natureza. Muito obrigada pela participação de todos”, disse ela, encerrando a cerimônia.

E a arrecadação de lacres e tampinhas plásticas de garrafas pet continua no CE Piaquara.

 

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade