Selecione a página

Bronzant e contorno: valorize sua beleza com dicas de maquiagem

Aprenda em 3 passos a ganhar o toque dourado do verão na maquiagem e a fazer contornos para destacar pontos fortes do rosto de forma fácil e rápida

Bronzant e contorno: valorize sua beleza com dicas de maquiagem

Apesar de serem dois termos que recorrentemente aparecem juntos, contorno e bronzant não são a mesma coisa. Assim como sugere o nome, o bronzer, pó bronzeador ou ainda bronzant tem a intenção de trazer aspecto bronzeado à pele, aquecendo o tom e por vezes adicionando brilho. Já contorno é uma técnica de luz e sombra na qual pontos estratégicos do rosto são escurecidos enquanto outros são iluminados a fim de camuflar, afinar e dar profundidade.

As versões em pó para contorno e dos bronzant são mais recomendadas para as pessoas de pele oleosa, porém não têm uma duração tão longa, sendo indicados para o dia a dia. Já os cremosos são ótimos para peles secas e maduras, duram mais e são práticos de usar, especialmente as versões em bastão.

Confira mais a fundo os produtos, técnicas e aplicações.

 

Bronzer

É um finalizador que, após o corretivo e a base já utilizadas, atua como um blush de efeito bronzeador. Por isso, muitas vezes, conta com cores mais quentes e partículas de brilho para um realce ainda maior da região. É mais comum encontrá-lo na forma de pó bronzeador, muito fácil de trabalhar e ideal para todo tipo de pele.

Além disso, ele funciona como blush nas épocas em que a pele fica bronzeada naturalmente pelo sol ou como sombra básica para marcar o côncavo com esfumado.

Como usar

A ideia é tonalizar os pontos do seu rosto que queimam mais rápido quando expostos ao sol. Como são as partes que mais saltam, maçãs do rosto, topo do nariz, testa e queixo são as mais indicadas. A aplicação pode ser feita com um pincel de blush, o que vai ajudar você na hora de esfumar o produto. Como a proposta do bronzer é trazer um corado natural, é importante espalhar e mesclar bem o produto, para criar uma transição sem marcações.

1- Pegue o produto com o pincel e dê uma batidinha para remover o excesso.

2- Com a mão leve e o pincel com pouco produto, basta aplicar com movimentos de vaivem.

3- Esfume com movimentos circulares.

É preferível começar com um efeito fraco e, caso necessário, construir camadas, para evitar uma aparência artificial.

 

Contorno

Do inglês contouring, o contorno é um método muito popular para alterar ou acentuar características faciais por criar a ilusão de proporções diferentes. Enquanto produtos com cores mais claras fazem as áreas saltarem, o contorno feito com bases, corretivos e pós faciais com tons mais escuros dá a noção de profundidade. Ou seja, a ideia é redesenhar algumas áreas do rosto através de um jogo de sombra e luz.

Como usar

Para essa técnica, paletas de contorno são muito populares, porque dentro de um único kit você encontra tanto os tons claros quanto os escuros. Elas, assim como produtos individuais, se apresentam em uma variedade de texturas que precisamos considerar para escolher a melhor para nossa pele: os produtos em pó são sempre os mais recomendados para tem pele oleosa, já os cremosos têm longa duração e efeito mais acentuado.

1- Com ajuda de um pincel chanfrado firme ou diretamente do bastão, aplique o produto mais escuro:

Abaixo das maçãs do rosto: passe o produto no côncavo formado abaixo do osso zigomático, a parte arredondada abaixo das bochechas, desde a linha do cabelo até aproximadamente 2 dedos da extremidade da boca. Fazer um biquinho com os lábios pode ajudar a encontrar a região em que você deve aplicar.

Laterais e abaixo do nariz: trace linhas finas e retas nas laterais, desde a sobrancelha até a ponta. Aplique o produto também abaixo da ponta; a sombra criada vai dar impressão de nariz arrebitado.

Topo e lateral da testa: aplique o produto no entorno de toda a testa seguindo a linha do cabelo para fazer ela parecer menor.

Maxilar: marque a parte mais afundada do maxilar, ao lado do queixo, para acentuar o osso.

2- Da mesma maneira, aplique o produto mais claro:

Abaixo dos olhos: criando um triângulo invertido, para trazer atenção para ao olhar.

Topo do nariz: faça uma linha reta seguindo o ossinho do nariz até a extremidade.

Centro da testa: crie mais um triângulo invertido, isso direciona ainda mais o foco para os olhos.

Abaixo da sobrancelha: para acentuar o arqueado, é só depositar um pouquinho de produto.

Esfume as linhas criadas com um pincel kabuki, chanfrado ou esponja de maquiagem para criar uma transição natural. Cuidado para não misturar as cores, o objetivo é que as transições sejam o mais imperceptível possível, para dar naturalidade.

Apesar de esses serem os lugares mais comuns, lembre-se de que diferentes formatos de rosto pedem contornos diferentes. Se sua testa é grande, dê mais atenção a ela, se o seu nariz já é muito fino, talvez não valha a pena acentuar ainda mais esse traço. Para alguém de rosto quadrado, suavizar o maxilar e testa com um contorno escuro é mais importante que marcar as bochechas, já as de rosto redondo talvez queiram contornar toda a lateral do rosto para deixá-lo mais comprido.

A ideia é sempre escurecer traços que você quer disfarçar e iluminar as áreas que serão o foco.

Com informações: Beleza na Web

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade