Selecione a página

Biometria obrigatória pode ser realizada na região do Selmi Dei e Vale Verde até 13 de setembro

Programa Prefeitura nos Bairros na região do Selmi Dei leva atendimentos à população

Biometria obrigatória pode ser realizada na região do Selmi Dei e Vale Verde até 13 de setembro

Os moradores da região do Selmi Dei e do Vale Verde têm a chance de aproveitar os atendimentos que vêm sendo realizado na Emef Caic Rubens Cruz por meio do programa Prefeitura nos Bairros. Além dos serviços oferecidos pelas secretarias municipais, também está disponível o cadastro de biometria, ação do Cartório Eleitoral indispensável e obrigatória para os eleitores.

O programa Prefeitura nos Bairros tem atendido a comunidade no horário das 8h às 12h, nas dependências da EMEF. O programa segue até o próximo dia 13 de setembro nesta unidade escolar do Selmi Dei. Serviços como: renegociação de dívidas de IPTU, emissão de Carteira de Trabalho, divulgação de vagas de emprego, atendimentos nas áreas de Saúde e Assistência Social, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, orientações sobre direitos do consumidor e cadastro para habitação popular – estão no programa.

Também são oferecidos serviços de zeladoria aos bairros, como: tapa-buracos, poda de árvores, pintura de guias e sarjetas, limpeza de bocas de lobo, troca de lâmpadas queimadas, remoção e pulverização de árvores, limpeza de terrenos, retirada de entulhos e renovação da sinalização de trânsito.

A unidade móvel do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) também permanecerá no CAIC, prestando atendimento ao público, assim como o posto da Justiça Eleitoral, para realização de cadastro de biometria dos eleitores.

Biometria – O analista judiciário do Cartório Eleitoral, Rodrigo Jardim Argentin, conversou com a reportagem da Secretaria Municipal de Comunicação para esclarecer mais o assunto. “A biometria é uma tecnologia que visa identificar as características físicas do indivíduo, pela identificação da digital e pela fotografia. No momento da votação, o eleitor deve habilitar a urna para votar, então isso confere mais segurança ao processo eleitoral, para que nenhum eleitor tente votar no lugar de outro”, explicou.

No país todo, ainda faltam 66 mil eleitores para fazer este cadastro e, em Araraquara, a situação ainda é muito crítica. “Se os eleitores não comparecerem com urgência, não haverá tempo para este cadastro e as consequências são graves para quem não cadastrar ainda esse ano. O prazo é até 19 de dezembro”.

Rodrigo explicou que quem não fizer a biometria terá o título de eleitor cancelado e, com isso, não poderá realizar empréstimos em bancos públicos, emitir passaporte, tomar posse em cargos públicos – entre outros. “A consequência mais grave é o CPF ser bloqueado – podendo ter um benefício social suspenso (como o Bolsa Família) e até uma aposentadoria não sendo renovada e também suspensa”.

Segundo o analista judiciário, para fazer a biometria basta apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço. O processo é rápido: em aproximadamente dez minutos. Vale lembrar que na Emef Caic Rubens Cruz (Av. Bercholina Alves Carvalho Conceição, 1996-2184 – Jardim Roberto Selmi Dei) o horário da biometria é das 9 às 11h30, e das 13 às 18 horas.

Confira outros postos onde é possível efetuar o cadastro da biometria em Araraquara: 385ª Zona Eleitoral (Alameda Paulista, nº 2380 – Vila Xavier): das 9 às 19 horas; 13ª Zona Eleitoral (Rua Itália, nº 1673 – Centro): das 9h30 às 18h30; Shopping Jaraguá (Av. Alberto Benassi, 2270 – Jardim dos Manacás): das 10 às 19 horas; Prefeitura de Araraquara (Rua São Bento, nº 840 – Centro): das 9 às 16h30; e Supermercado Savegnago (Av. Maurício Galli, 555 – Vila Sedenho): das 9 às 18 horas.

Não é necessário agendamento para os locais e postos de atendimento. Para mais comodidade, caso o eleitor queira agendar, basta acessar o site www.tre-sp.jus.br.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade