Selecione a página

Araraquara terá novo mapeamento de rastros pré-históricos

O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, o MAPA, iniciará no próximo sábado, dia 29, a atualização do inventário das calçadas da cidade com pegadas de dinossauros e mamíferos e rastros de invertebrados, datadas com aproximadamente 135 milhões de anos. O objetivo da ação é verificar se os 576 endereços mapeados em 2008, pelo […]

Araraquara terá novo mapeamento de rastros pré-históricos

O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, o MAPA, iniciará no próximo sábado, dia 29, a atualização do inventário das calçadas da cidade com pegadas de dinossauros e mamíferos e rastros de invertebrados, datadas com aproximadamente 135 milhões de anos. O objetivo da ação é verificar se os 576 endereços mapeados em 2008, pelo paleontólogo Dr. Heitor R. Francischini, com orientação do Prof. Dr. Marcelo A. Fernandes, ainda existem e qual o estado de conservação em que se encontram.

O museu, que foi criado em 2008 para salvaguardar, pesquisar e comunicar o patrimônio paleontológico e arqueológico regional, é o destino principal das calçadas que passaram a ser removidas após a regulamentação da lei Municipal nº. 9.503, publicada no dia 18 de março desse ano.

Esse projeto faz parte do enquadramento atual do Programa de Capacitação Técnica e Curadoria de Acervos Musealizados, com ênfase na formação de coleções de referência para o MAPA. Os participantes receberão um kit para acompanhamento do trabalho, quando auxiliarão da coleta de dados sobre dimensões das calçadas e dos fósseis, prováveis produtores e observações sobre o contexto.

A ação vai durar até novembro e será realizada sempre no último ou penúltimo sábado do mês, das 10 às 12 horas. A Fundação Araporã, responsável pela execução do projeto, prevê o lançamento de um mapa atualizado com os patrimônios de Araraquara incluindo os endereços das principais pegadas. Esse mapa deve ser entregue na ocasião de comemoração do aniversário do MAPA, em dezembro.

A intenção é também aproximar o museu à dinâmica da cidade e incluir os araraquarenses nos processos de curadoria do acervo e gestão do patrimônio. Quem quiser participar do evento deve procurar o museu para fazer a inscrição, já que as vagas são limitadas. O MAPA fica na Rua Voluntários da Pátria (5), nº 1485. É aberto de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 17h, e aos sábados, das 9h30 às 11h45.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade