Selecione a página

Agricultores de Araraquara e Região lançam Cooperativa Morada do Sol

Assentados do Monte Alegre e Bela Vista e pequenos produtores rurais independentes de Araraquara e região oficializaram na manhã dessa segunda-feira (13), a criação da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Araraquara e Região Morada do Sol, a Coopersol.

A cooperativa de produção rural vem sendo organizada há 2 anos com suporte do mandato da deputada estadual Márcia Lia, e ontem e deu posse à diretoria executiva e ao conselho fiscal. Registrada em cartório, a Cooperativa já pode operar.

“Exatamente hoje completamos 3 anos da extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário e o fim das políticas públicas federais para reforma agrária e de incentivo aos pequenos produtores. O lançamento desta cooperativa é um ato de resistência, é um ato de luta daqueles que vivem da terra e são responsáveis por colocar o alimento na mesa da população. Precisamos nos organizar, precisamos capacitar os produtores, inserir os jovens neste processo e aumentar a capacidade de distribuição e venda desta produção”, ressalta a deputada Márcia Lia.

Desde 2017, a parlamentar oferece suporte jurídico, técnico e organizacional aos assentados e produtores rurais para a estruturação da cooperativa, com orientação técnica para elaborar o estatuto e intermediação com outras cooperativas da mesma área.

A Coopersol é uma cooperativa regional de primeiro grau que permitirá aos associados participar das chamadas públicas e processos de compras tanto do setor público como do setor privado.

A Cooperativa tem início com 23 associados, que são os fundadores, das cidades de Araraquara, Matão, Motuca, São Carlos e Boa Esperança do Sul, que produzem banana abacaxi, abacate, goiaba, manga, alface, almeirão, couve, repolho, couve-flor, mandioca e beterraba.

No entanto, também podem se associar à Coopersol produtores de Gavião Peixoto, Nova Europa, Tabatinga, Ibitinga, Itápolis, Borborema, Dobrada, Taquaritinga, Américo Brasiliense, Rincão, Santa Lucia, Pradópolis Ibaté, Bocaina, Jaú, Descalvado e Ribeirão Bonito.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade