Selecione a página

AFORISMOS

Por Tito Cassoni

A minha definição de aforismo é: “máxima ou sentença que em poucas palavras, nos fazem pensar”. O enciclopedista Diderot afirmou que a filosofia começa com a dúvida. E eu digo, que o aforismo é o seu primeiro professor. Um aforista é aquele que vivenciou um transe do espírito e os aforismos devem ser lidos por pessoas na mesma situação difícil. Quando nos encontramos nessa situação extrema, os aforismos nos dizem tudo o que precisamos saber. O resto é apenas ornamentação. A palavra aforismo deriva de duas palavras gregas “apo” que significa “origem” e “horos”, com significado de “horizonte”. Em tradução simples “aforismo” é a origem do horizonte, que por si só já define a filosofia. Aforisma seria aquilo que delimita ou separa, ou seja, uma definição.

O escritor americano James Geary disse que os aforismos podem ter várias classificações.

Uma delas seria a concisão. “Se a brevidade é a alma da inteligência, como observou Shakespeare, a concisão é o coração do aforismo”. Exemplos de aforismos concisos: “Definir é saber” ou “Só sei que nada sei” ou “Ler é aprender”.

Outro valor num aforismo: deve ser o definitivo. Cito para isso,o aforismo do autor Samuel Johnson: “o patriotismo é o último refúgio de um canalha”, a que outro aforista, também americano, Ambrose Bierce, melhorou: “o patriotismo é o primeiro refúgio do canalha”, a que eu posso ainda faze-lo melhor: “o patriotismo, não é só é o primeiro ou o último refúgio de um canalha, mas a única moradia que lhe resta”.

Outra qualificação do aforismo: deve ser o pessoal.

Os aforismos e as definições afirmam em vez de discutir, proclamam em vez de persuadir, declaram em vez de sugerir. Um exemplo da classificação pessoal: “Não pense, faça”. Para Alexandre Pope, “o toque pessoal é importante porque os aforismos não são fragmentos de um texto de aprimoramento destinado ao consumo passivo. Eles são declarações provocadoras que exigem uma reação ou o reconhecimento de uma percepção compartilhada, ou seja, “algo que muitas vezes é pensado, mas nunca bem expresso”, ou seja, exige uma rejeição euma réplica”.

Outra qualidade do aforismo é a guinada. Todos os aforismos de Chateaubriand têm esse tipo de construção silogística, “se o coração conserva o desejo, a mente conserva a ilusão”. Ou: “O amor decresce quando deixa de crescer”. “O aforismo é semelhante a uma boa piada. Deve se apresentar como uma curva de Gauss: um crescendocom uma rápida mudança verbal ou psicológica, como uma repentina ferroada na conclusão que causa surpresa. Uma piada tem muita semelhança com um aforismo. Devem obedecer um começo, um meio e um fim, muitas vezes inesperados e surpreendente pela guinada que proporcionam.Os aforismos, como as piadas, ensinam a mente a dar a guinada.

E finalmente outra característica do aforismo: Todo aforismo deve ser filosófico. Quase todos os filósofos foram aforistas. O filósofo alemão Schlegel usava o método da combustão espontânea para cria-los. Conforme pensava, escrevia. Já Descartes e Spinoza pensavam, anotavam e deixava-os amadurecerem para depois publicá-los. Usavam um método mais analítico, mais científico para melhor analisa-los. O aforismo é a mais antiga forma de arte do planeta.

Afinal! O aforismo precede ou é a própria filosofia condensada, ou simplesmente ele é agradável quando veem de encontro à nossa filosofia?

E aqui vão alguns aforismos, feitos para pensar filosoficamente:
1 – “Nenhum homem é suficientemente rico para comprar seu próprio passado”. – Oscar Wilde.
2 – “O segundo casamento é o triunfo da esperança sobre a experiência”. – Samuel Johnson.
3 – “Talvez a descrença seja apenas uma falta de imaginação”. – Luís Fernando Veríssimo.
4 – “Viva cada dia como se fosse o último. Um dia você acerta”. – Woody Allen.
5 – “Covarde é alguém que, em situação de perigo, pensa com as pernas”. – Ambrose Bierce.
6 – “A vida é algo que se faz quando não se consegue dormir”. – Fran Lebowitz.
7 – “As pessoas ou são charmosas ou tediosas”. – Oscar Wilde.
8 – “A verdade é um bem tão precioso que precisa ser cercada por uma muralha de mentiras”. – Churchill.
9 – “É melhor ser pessimista do que otimista. O pessimista fica feliz quando acerta e quando erra”. – Millor Fernandes.
10 – “A dúvida é o princípio da sabedoria”. – Aristóteles.
11 – “Bebo para tornar as outras pessoas interessantes”. – George Jean Nathan.
12 – “A ausência de prova não é prova de ausência”. – Ralph Emerson.
14 – “Alcoolatra é alguém que você não gosta e que bebe tanto quanto você”. – Dylan Thomas.
15 – “A existência da religião é um claro sinal de carência”. – Marx.
16 – “O que seria de Deus sem a névoa que o protege e envolve?” – Rainer Maria Rilke.
17 – “Velhice é quando um dia as moças começam a nos tratar com respeito e os rapazes sem respeito nenhum”. – M. Quintana.
18 – “Em poucas palavras, pode-se definir fé como a crença ilógica na ocorrência do impossível”. – H.L.Mencken.
19 – “Quando aprendemos a usar as palavras nada mais temos a dizer”. – T.S.Eliot.
20 – “A libertação da mulher só virá, após Deus perder a imagem de varão”. – Etsuko Tomita.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade