Selecione a página

Um araraquarense no Ironman

Tiago Rangel Monteiro é um dos 2 mil atletas que competem neste domingo em Florianópolis


Araraquara conta com um representante no Ironman Brasil, um dos mais importantes e grandiosos eventos esportivos do Brasil: o atleta Tiago Rangel Monteiro. A competição que será realizada hoje, em Florianópolis, tem início às 7 horas e Tiago já aguarda pela prova em Santa Catarina.

O Ironman Brasil Florianópolis faz parte do circuito mundial de Ironman – considerado o maior evento de triathlon do mundo – e conta com a presença de aproximadamente 2 mil atletas nacionais e internacionais que almejam uma das 50 vagas disponíveis para o Mundial da distância.

Com 37 anos, Tiago – engenheiro da Embraer – participa da prova pelo segundo ano consecutivo e busca um feito inédito: ser classificado para o mundial do Ironman que será realizada no Havaí, em outubro. “O ano passado não tive oportunidade de treinar, mas este ano venho treinando forte, sob o comando do técnico André Pavani, e a expectativa é boa”.

Para a prova em Florianópolis, Tiago vai encarar: 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e mais 42 km de corrida. O atleta vem treinando seis vezes por semana, duas modalidades por dia, em um ritmo bastante forte.

De acordo com o técnico André Pavani, coordenador do Estúdio Esporte Fino de Treinamento Funcional, este ano Tiago conseguiu treinar de forma bem consistente, já que no ano passado os compromissos profissionais o impediram de treinar. “Ele investiu muito tempo em sua preparação, com acompanhamento médico e nutricional comparável ao de atletas profissionais. A expectativa é que ele faça uma prova brilhante, imagino que termine com um tempo próximo a 10 horas de prova”, prevê. Segundo o técnico, em se tratando de provas de Ironman, isso é apenas uma previsão baseada nos tempos dos treinos que realizou.

“Mas muita coisa pode acontecer nesse tipo de competição: um pneu furado ou um vacilo na hidratação pode por tudo a perder. O Tiago está confiante em um bom resultado, e isso conta muito. Espero que ele acorde num dia iluminado, não economize forças e que se divirta muito. Quanto a vaga para o mundial, é o sonho de todos que aceitam esse desafio”.

Vale lembrar que um dos motivos que faz com que Tiago almeje uma boa classificação é bastante pessoal, já que perdeu sua mãe há um mês e quer realizar uma prova com boa colocação para homenageá-la. Sua mãe, por meio do Ateliê Cidinha Rangel, de Guarantinguetá, era uma de suas apoiadoras, juntamente com o Estúdio Esporte Fino, de Araraquara.

O Ironman Brasil Florianópolis 2014 reunirá atletas de 14 países na disputa da elite. Em sua 14ª edição, a prova em Jurerê Internacional terá uma premiação de 75 mil dólares e ainda contará pontos no ranking da WTC.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade