Selecione a página

Torneio de Rugby agita o sábado em Araraquara

Pela primeira vez, cidade recebe competição da modalidade

Locomotiva Rugby representa Araraquara no TorneioCARLOS ANDRÉ DE SOUZA
andre@jornaloimparcial.com.br

Amanhã, à partir das 10 horas, no Parque do Pinheirinho, acontece o 1º Torneio de Rugby Cidade de Araraquara, competição que reunirá seis equipes de destaque no interior paulista. A cidade será representada pelo Locomotiva Rugby, que terá como adversários as equipes de São Carlos, Americana, Poços de Caldas, Botucatu e Catanduva. O evento poderá ser acompanhado gratuitamente pelo público.

“Será uma competição muito importante para a cidade conhecer a equipe e a modalidade. O rugby é um esporte que vem ganhando muito espaço e esperamos conseguir difundi-lo também em Araraquara”, analisou o jogador Roberto Muniz Fogassa Zumpano, um dos organizadores do torneio.

A competição acontece em comemoração ao fato da Prefeitura fornecer um dos campos do parque para a equipe, que começa a ganhar notoriedade no esporte. O campo é o terceiro do país a ser adaptado ao esporte e, para isso, foram retiradas as traves de futebol e colocadas traves em forma de H. “O rugby está de portas abertas para as pessoas que quiserem praticá-lo. Basta elas irem aos nossos treinos, que acontecem às quintas-feiras, às 20 horas, em frente à Arena da Fonte e aos sábados, às 16 horas, no Pinheirinho”, convidou o jogador.

Locomotiva
A Locomotiva Rugby Araraquara foi fundada em 2007 por um grupo de amigos, pioneiros da modalidade na região. O nome foi uma homenagem à Ferroviária e uma forma de estreitar os laços com os torcedores do futebol araraquarense. Os dois esportes, aliás, podem ser considerados coirmãos, uma vez que ambos foram trazidos ao Brasil por Charles Miller.

Um ano após sua criação, a equipe araraquarense conquistou seu primeiro título, a Copa Garça de Rugby, que contava com a participação de equipes tradicionais. No mesmo ano, a boa fase foi confirmada com a medalha de bronze no Campeonato Paulista do Interior. Atualmente, o time se prepara para a disputa do Campeonato Paulista, que reunirá as melhores equipes do estado.

O Rugby
O rugby é um esporte coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico. Por ter sido inicialmente concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de futebol-rugby. Hoje, ele é o segundo esporte de equipes mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol.

Com essa grande popularidade, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rugby de quinze, em seguida está o league (com 13 atletas) e a sua variação olímpica o de sete. Além dessas variações ainda há o rúgbi de praia, de toque, em cadeira de rodas e subaquático.

Uma lenda bem difundida diz que a modalidade surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o rugby quanto o futebol tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.

Rugby no Brasil
O rugby chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time de rúgbi brasileiro, em São Paulo; e o primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891.

O Rúgbi começou a ser jogado regularmente no Brasil em 1925, no Campo dos Ingleses, pertencente ao São Paulo Athletic Club, em Pirituba, São Paulo.

Durante o período de 1926 a 1940 foram organizados jogos interestaduais entre os quadros paulista e carioca. Eram também realizados jogos internacionais, como contra os Springboks em 1932, seleção Britânica em 1936.

De 1941 a 1946 houve uma interrupção nos jogos, devido à Segunda Guerra Mundial, sendo retomados em 1947.

Em 1960, jogadores do São Paulo Athletic Club, passaram a jogar representando o clube, formando o Aliança Rugby Football Club, constituído por jogadores Ingleses, Franceses, Argentinos e Brasileiros. Em 1961 o rúgbi ganhou uma nova equipe, formada por membros da colônia Japonesa, denominada São Paulo Rugby Football Club. Em 6 de outubro de 1963, foi fundada, com sede em São Paulo, a União de Rugby do Brasil, com a finalidade de organizar e dirigir o rugby brasileiro. No ano seguinte a entidade patrocinava o III Campeonato Sul-Americano de Rúgbi, quando o Brasil sagrou-se Vice-Campeão.

Em 1966 foi realizada a primeira partida entre duas escolas de ensino superior. Numa tarde chuvosa de outubro, defrontaram-se as equipes da A.A.A. Oswaldo Cruz (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e A.A.A. Horácio Lane (Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie).

A partir de 1971, começou a se desenvolver o rúgbi Infanto-Juvenil em São Paulo.

Em 20 de Dezembro de 1972, foi fundada da Associação Brasileira de Rúgbi, em substituição à União de Rugby do Brasil, sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND).

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade