Select Page

Prova Ciclística Anésio Argenton mantém viva tradição em Araraquara



Competição reúne ciclistas de todo o estado neste domingo no Jardim Magnólias

Prova Ciclística Anésio Argenton mantém viva tradição em Araraquara

Neste domingo, dia 19 de agosto, a cidade de Araraquara receberá a tradicional Prova Ciclística “Troféu Anésio Argenton”, válida pela 7ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, evento que integra as comemorações de aniversário dos 201 anos do município.
A prova é uma das mais tradicionais do interior paulista e é realizada desde o ano de 1998 em homenagem ao maior ciclista brasileiro para provas de pista (velódromo) de todos os tempos, o araraquarense Anésio Argenton, cuja apresentação, histórico e carreira é conhecida em todo o país, e imortalizado através do documentário “A Volta ao Mundo de Anésio Argenton”, dentro do Projeto Memórias do Esporte Olímpico Brasileiro da ESPN/Petrobrás, cujo levantamento histórico da vida e carreira do atleta foi realizado desde os anos 1990 por um dos diretores do campeonato, o Prof. Alessandro Giannini.
O evento integra o calendário de provas da Copa São Paulo de Ciclismo/ CSPC,um dos principais campeonatos por etapas do país, que já contou com a participação e ajudou a revelar grandes nomes do ciclismo paulista e nacional, e mais recentemente, o araraquarense Lauro Chaman, campeão mundial de paraciclismo de estrada e contra relógio, além de duas medalhas paralímpicas e títulos nacionais de contra relógio e também de pista. Ele também foi campeão da Copa São Paulo de Ciclismo em 2017 na categoria Elite e atual líder dessa temporada.
A referida prova é uma referência para a modalidade, tornando-se uma das provas mais aguardadas pelos ciclistas na temporada. A prova será dividida em três baterias, com início a partir das 9 horas, e receberá atletas e equipes de todo o Estado de São Paulo e também de outras localidades do país, e acontecerá no Jardim Magnólias, próximo ao Condomínio Tipuanas e Acácias, tendo uma diferença na metragem e altimetria do circuito em relação ao de 2017, com 3 Km por volta e predominantemente plano, com apenas uma subida não íngreme no circuito.
Todas as 12 categorias oficiais da CSPC são divididas por idade e também critério técnico, e haverá também categorias iniciantes extraoficiais, abertas apenas aos ciclistas estreantes de Araraquara, que nunca competiram, para qualquer tipo de bicicleta.
A equipe da Fundesport/ Araraquara será representada com todos os seus atletas, que integram desde as categorias de base como a Junior, até a Master A, passando pelas categorias Elite Masculino e Feminino (principais). Ocupa atualmente entre as principais colocações, a segunda e terceira posições no ranking individual da categoria Elite Masculina (com Luiz Augusto Machioli e Ivan Jorge de Moura), a terceira na Sub-30 (com Carlos Eduardo Uchoa Vicente), a segunda posição na Junior Masculina (com Felipe Ap. Brito Ronzani), além de ocupar a quarta colocação no ranking geral por equipes da CSPC.
A realização da Prova é da Prefeitura Municipal de Araraquara e Fundesport, com a organização da GT Eventos Esportivos e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo. O patrocínio da Copa São Paulo de Ciclismo 2018 é da Soul Cycles, com os apoios gerais da Mu Hu Bike Wear, roupas e uniformes para ciclismo e Água Mineral H2 Ótima.
Foto: Tetê Viviani

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos