Selecione a página

Começam os Jogos Municipais do Idoso

Competição teve início com empolgação dos atletas


O entusiasmo dos atletas marcou a abertura da 13ª edição dos Jogos Municipais do Idoso ontem na Pista de Atletismo Armando Garlippe, na Região Noroeste de Araraquara. O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou o evento organizado pelo Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Os melhores classificados nos Jogos de Araraquara disputam a etapa regional em Lençóis Paulista do dia 19 ao 23 de março. A fase final ocorrerá em Presidente Prudente no período de 4 a 8 de junho.

Marcelo destacou os equipamentos à disposição das pessoas da terceira idade e o incentivo do Fundo Social e da pasta de Esportes à prática esportiva. “Recentemente inauguramos duas Academias da Saúde, uma no Jardim Cruzeiro do Sul e outra no Acapulco, também instalamos três praças esportivas para os idosos nos bairros do Carmo, Vila Xavier e no Parque Infantil, na região central, além dos programas Saúde na Praça em vários pontos da cidade”, destacou.

O prefeito ainda lembrou que em pesquisa da Revista Exame, Araraquara está entre as melhores cidades do País para os idosos morarem. “A Prefeitura tem investido na estrutura das redes de saúde, esporte e lazer, em especial, para atender a população da terceira idade, que merece todo o nosso respeito e cuidado”, reforçou Marcelo.

O secretário de Esportes e Lazer Geicy Sabonete agradeceu o apoio dos vereadores e secretários municipais e enalteceu o empenho dos atletas. “A dedicação e a garra dos idosos servem de inspiração para nossas equipes que disputarão os Jogos Regionais em Araraquara”, elogiou o secretário.

“Os Jogos do Idoso elevam o autoestima e servem de espelho para os mais novos. A tendência é ampliar a participação dos atletas”, ressaltou o vereador e participante do evento”, Elias Chediek.

Os vereadores Jair Martineli, Aluisio Braz (Boi), Jeferson Yashuda e Edna Martins prestigiaram a abertura dos jogos ao lado dos secretários Antônio Martins (Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável) e Arary Ferreira (Educação).

Medalhas de ouro na pista

A primeira medalha de ouro no atletismo foi conquistada pela atleta estreante José Campanholo Sobrinho, 60, na prova dos 2.000 metros. Campanholo com 10m60s venceu José Celso Carmona, o segundo com 10m07s e Jorge Fraiz, 60, 3º, 10m30s. “A prova foi equilibrada e na última volta consegui acelerar as passadas e vencer os dois concorrentes”, afirmou Campanholo, que treina três vezes por semana no Campus da Unesp.

Por uma distância mínima de 40 centímetros, Valdomiro Brondino, 65, conquistou o ouro nos 1.500m rasos e Elias Chediek, 68, o bronze, ambos na categoria B.

Outro estreante ficou com o primeiro lugar, na categoria C. Manoel Antônio da Silva Neto, 73, completou 1.000m em 4m58s e garantiu a classsificação para a próxima etapa. “Frequento o Sesc de terça a domingo e participo de todas as clínicas de esporte e saúde. É uma alegria participar pela primeira vez dos Jogos do Idoso”, ressaltou o campeão.

No feminino, Edna Souza Melo, medalha de ouro nos 1.500m, categoria A e Ignez Pereira Duarte, 67, primeiro lugar no pódio na prova de 1.000m, categoria B, garantiram vagas para a fase regional.

Ouro nas águas da Fonte Luminosa

A festa dos atletas da melhor idade prosseguiu na piscina semiolímpica do Complexo Aquático da Fonte Luminosa, na Vila Ferroviária. Os irmãos Gonçalves disputaram braçada a braçada a medalha de ouro nas provas de 50m nado livre e costas vencidas por Mauro Gonçalves com 34s51 e 45s89, respectivamente. Sebastião Gonçalves conquistou duas medalhas de prata, 35s14 e 51s10. Jorge Fraiz, dois bronzes, 35s59 e 55s50.

Com 89 anos, categoria F, o atleta Benedito da Silva, o Caxambu, segurou o primeiro lugar no nado peito e costas nos 25 m com os tempos 53s50s e 52s56, respectivamente. “Me sinto bem. Vou continuar treinando para representar bem Araraquara em Lençóis Paulista”, disparou o esforçado atleta.

Maria do Carmo, 83, categoria E, e Edna de Souza Melo, 61, categoria A, também confirmaram a classificação ao vencerem as provas de nado e costa e livre, nos 50 metros.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade