Select Page

Basquete de Araraquara completa mais um aniversário



Uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha com a inclusão social a fim de construir novos cidadãos. Esta é a Associação de Basquetebol de Araraquara, que no último dia 1º de agosto completou oito anos de vida, fazendo uma comunidade mais unida através dessa poderosa ferramenta que é o basquete, utilizando uma linguagem universal entre […]

Uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha com a inclusão social a fim de construir novos cidadãos. Esta é a Associação de Basquetebol de Araraquara, que no último dia 1º de agosto completou oito anos de vida, fazendo uma comunidade mais unida através dessa poderosa ferramenta que é o basquete, utilizando uma linguagem universal entre crianças e jovens na realização de seus sonhos.
Sob o nome Uniara/Araraquara, o basquete araraquarense viveu um grande momento com a equipe adulta disputando em alto rendimento, com os dois vices do Campeonato Paulista em 2001 e 2002, além de um segundo lugar no Campeonato Brasileiro 2002. Com o fim deste ciclo, o basquete da cidade se viu ameaçado, podendo não ter mais equipes de base e profissional. Superando estas adversidades, a ABA nasceu no dia 1º de agosto de 2008 para dar continuidade a modalidade. A equipe profissional deu uma pausa nas atividades em 2012, pela perda de vários patrocinadores devido a interdição do ginásio do Gigantão.
Nos seus oito anos, foi uma das entidades a fundar a Liga Nacional de Basquete (LNB), que veio para organizar e administrar a modalidade em nível nacional. O Basquete de Araraquara participou também das quatro primeiras edições deste campeonato (NBB) com muito honra e garra. Lembramos a grande fase da equipe adulta no ano de 2010, onde, antes do Gigantão ser interditado por problemas estruturais, vinha fazendo um campeonato de forma invicta em toda sua primeira fase do Campeonato Paulista. Por conta do incidente, a equipe teve que jogar os playoffs na cidade vizinha de Matão, onde honrosamente terminou em 3º lugar.
Com muito orgulho, a ABA recebeu o premio no final do ano de 2010, do Comitê Olímpico Brasileiro, como sendo uma das entidades que melhor desenvolve o crescimento e desenvolvimento do esporte em nosso país.
A chama do sonho da volta da equipe adulta em alto rendimento está acesa e a Associação de Basquetebol de Araraquara ultrapassa degrau por degrau, buscando um patrocinador Master, para em breve retornar nos principais campeonatos em nível estadual e nacional.
Atualmente, o Projeto Social/Educativo Sonhando Alto, executado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, é um sucesso absoluto na nossa cidade. Se encontra em sua segunda edição e tem o objetivo de superar a diferença social e trazer a esperança de um futuro melhor para as crianças e jovens através do Basquete. Esse projeto oportuniza crianças e jovens entre 7 e 16 anos, incluindo uma turma de crianças especiais da APAE.
Em parceria com a Fundesport-Fundação de Amparo ao Esporte, mantém as seguintes equipes de base: sub-15, sub-17, sub-19 e adulta. Sendo que a sub19 (juvenil) disputa o Campeonato Paulista da Categoria através da Lei de incentivo e as demais disputam a Liga Regional/Copa Revelar de Basquete.
Que venham mais sonhos, conquistas e realizações beneficiando sempre os jovens cidadãos da nossa cidade.

BOX

TÍTULOS (A PARTIR DE 2001)

NACIONAL
Vice-campeão do Campeonato Brasileiro
Vice-campeão do Nossa Liga de Basquetebol

ESTADUAL
Vice-campeão do Campeonato Paulista: 2 vezes
Tetracampeão Juvenil-Sub19.

OUTRAS CONQUISTAS
Campeão da Copa EPTV: 2 vezes.
Campeão dos Jogos Abertos do Interior: 2 vezes.
Campeão do Torneio Início: 2 vezes.
Campeão dos Jogos Regionais: mais de 12 titulos.
Vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior: 3 vezes
Vice-campeão do Torneio Início.
Vice-campeão da Copa EPTV.
Vice-campeão dos Jogos Regionais por inúmeras vezes na categoria Sub22.
Vice-campeão da Copa Ouro.

ALGUNS ATLETAS QUE INICIARAM OU TIVERAM PASSAGEM PELO BASQUETE DE ARARAQUARA:
Vitor Faverani (NBA-Boston Celtics)
Nezinho
Edu Mariano
Pipoka
Arnaldinho
Jeferson Sobral
Deivisson
Adriano Machado
André Goes
Daniel Gaucho
Dedé Stefanelli
Julio Toledo
Marcão
Rafael Stabile
Julio Toledo
Renan Lenz
Ted

(BASQUETE.JPG)
Foto: ABA
Legenda:
Associação de Basquetebol de Araraquara completou oito anos de fundação na última segunda-feira

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos