Select Page

Autocross está de volta em Araraquara



Nova pista da cidade tem um dos mais seletivos traçados do Estado e receberá etapas do Paulista

Após mais de 10 anos, Araraquara volta a receber provas de autocrossRealizados em Araraquara há mais de 10 anos, mas já há algum tempo sem qualquer disputa, os Campeonatos de Velocidade na Terra finalmente estão de volta. As provas acontecem nas categorias Turismo e Gaiola. Bastante acirradas, as corridas ocorrem em uma pista localizada nas proximidades do Km 1 da rodovia Araraquara/Gavião Peixoto, um pouco abaixo de um estabelecimento moteleiro instalado na região.

Construída recentemente em uma chácara de propriedade do empresário Fernando Fernandes Rodrigues, Com 12 metros de largura em vários pontos, a pista mede 1,4 mil metros e é considerada muito seletiva e segura. Outra característica do traçado são as retas não muito longas e as curvas travadas, todas com muito espaço para as disputas de posição, além de extensas áreas de escape.

Comentando sobre as peculiaridades do traçado, o piloto e organizador de eventos de velocidades Luiz Antonio Pascoal de Arruda lembrou que a inauguração da pista aconteceu no último dia 12 de março, com uma rodada dupla de provas.

Naquele sábado, 22 pilotos disputaram as duas primeiras corridas do Campeonato Regional de Turismo e Gaiola. “O traçado é muito interessante, só tem dois pontos de alta velocidade e todos os pilotos gostaram de andar aqui. Na reta maior, você consegue engatar a quarta marcha, mas por pouco tempo. Em todo o restante da pista é segunda, terceira e terceira, segunda o tempo todo, o que exige muito do piloto e do carro”, explicou.

O traçado, aliás, já foi vistoriado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), que planeja homologar as provas realizadas no local. “O professor Carpinelli (presidente da FASP) já pediu apoio para a pista do Fernando, e depois de vistoriar o local, anunciou que pretende trazer etapas do Campeonato Paulista para Araraquara. Estamos muito felizes porque isso significa a retomada do esporte de velocidade na terra na cidade”, conta.

Ainda sobre o assunto, Fernando revelou que somente na região de Araraquara existem cerca de 35 veículos prontos para entrar na pista. “Temos também mais ou menos 20 carros em Matão, cidade que sempre teve suas próprias provas, mas cujos pilotos estão dispostos a andar aqui e participar dos campeonatos da FASP”, falou.

Ele comentou também sobre as atividades da Associação dos Pilotos de Turismo de Araraquara (APTA), cujos diretores contataram recentemente bases das cidades de Cabreúva, Piracicaba, Limeira, Colina, Barra Bonita, Cordeirópolis e Sertãozinho, dentre outros municípios já com tradição nas categorias de terra, e todos manifestaram interesse em participar dos eventos realizados por aqui.

“A 3ª etapa dos Campeonatos de Gaiola e Turismo acontecem nos próximos dias 14 e 15 de maio, e esperamos, no mínimo, 25 carros na primeira categoria e 15 na segunda. O grid de Araraquara costuma ser o maior do estado e já deu para perceber que a pista chegou para ficar”, destacou Fernando.

Eberton Rodrigo Dutra, conhecido no meio da velocidade como ‘Rodriguinho’, ressaltou ainda que todos estão satisfeitos com o andamento dos eventos, principalmente, porque com a retomada dos Campeonatos oficiais, quem vai ganhar é a própria cidade, que verá o fomento do turismo, com a atração de visitantes, geração de empregos temporários e recursos para o comercio local.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos