Select Page

Atleta de Araraquara se destaca na Maratona de Paris



Renato Dantas de Lucas fez bonito em uma das mais tradicionais competições europeias

Carlos André de Souza

O triatleta Renato Dantas de Lucas, morador de Araraquara, foi um dos destaques da Maratona de Paris, que foi realizada no último final de semana. Entre os 33 mil participantes, ele chegou na posição de número 71 no geral, com o tempo de 2h37m17s.
A Maratona de Paris é uma prova atlética disputada nas ruas da cidade de Paris, França. A primeira corrida aconteceu em 19 de julho de 1896 logo após os Jogos Olímpicos de Verão. A partir de 1976 o percurso com 42 quilômetros é percorrido anualmente, com uma interrupção em 1991 quando a competição foi cancelada em razão da Guerra do Golfo.
“Acho que minha performance em Paris foi fruto de muito treinamento, inclusive com o treinamento funcional que realizo no Estudio Esporte Fino, do Andre Pavani, que acredito foi fundamental para o fortalecimento muscular e melhora de rendimento. Mostra ainda, que apesar de estar para completar 40 anos, ainda estou bem condicionado e dando trabalho para a garotada”, brinca o atleta.
Essa foi a terceira prova que Renato participou em 2014 e os resultados tem sido satisfatórios. Em fevereiro, ele venceu a etapa da Copa Interior de Triatlo em Piracicaba, com a distância sprint de 750m de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5quilômetros de corrida. Em março, venceu a segunda etapa da mesma competição, com as mesmas distâncias, dessa vez em Itirapina. Ainda no mês passado, disputou a 4ª Corrida Graciano Chevrolet e ficou com a 5ª colocação geral e segundo na categoria 30-49 anos. “Na verdade, esta prova foi mais um treino, já que antes havia corrido 16 quilômetros, e depois mais 7 quilômetros, como preparação para Paris”, conta.
Seu próximo desafio será o Campeonato Brasileiro de Triatlo em Brasília, que será realizado no próximo dia 20 de abril e contará com a distância standart, de 1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.
Renato explica que seu sistema de treinamentos é puxado. “Meu treinamento consiste basicamente em duas modalidades por dia, ou às vezes três, e duas vezes por semana com o treinamento funcional. Normalmente descanso um dia na semana. Então são cerca de duas a três horas por dia quando estou treinando para uma maratona, como a de Paris”, salienta.
O triatleta destaca a importância do esporte para sua vida. “Para mim, os esportes de ultrarresistência como o triatlo ou a maratona são um estilo de vida, que considero essenciais para uma vida equilibrada e saudável, além de proporcionarem experiências inesquecíveis para quem deles toma parte”, analisa.
Renato Dantas de Lucas tem como apoiadores a Graciano Chevrolet, o Estúdio Fitness Esporte Fino e a Farmácia Santa Paula.

Trajetória

Nascido em Jaboticabal, Renato sempre praticou esportes como futebol e natação, graças à influência do irmão mais novo, Ricardo, que hoje é professor de educação física. Em 1993, quando cursou seu primeiro ano da faculdade de engenharia química da Unicamp, em Campinas, conheceu um grupo de pessoas que corria e passou a acompanhá-lo. No mesmo ano, começou a treinar a natação. Em 1994 passou a pedalar e participar de provas regionais e em 1995 já conquistava bons resultados. Em 1996, 97 e 98 passou a colecionar títulos e participar de provas consagradas como o Ironman, prova que possui impressionantes 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42 km de corrida. Em sua primeira participação no Ironman, ficou em 3º lugar da categoria até 24 anos. Em 2001, 2002 e 2003 competia em provas profissionais, de elite, e chegou a integrar a equipe Pão de Açúcar. Competiu em 14 edições do Ironman e conseguiu terminar todas com o tempo abaixo de 10 horas. Em 2004, passou no concurso da Receita Federal e começou a morar em Araraquara. Passou a ter pouco tempo para treinar e só voltou a participar de competições em 2012, quando começou novamente a colecionar boas marcas na modalidade.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos