Select Page

Araraquara voltará a receber Prova Ciclística 22 de Agosto

Após três anos de interrupção, Araraquara volta a receber a tradicional prova ciclística




No próximo dia 13 de agosto, Araraquara voltará a receber a tradicional Prova Ciclística “22 de Agosto” – Troféu Anésio Argenton/7ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, evento que integra as comemorações de aniversário dos 200 anos do município.

O evento está de volta na cidade após três anos de interrupção, e será válido para o Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo/CBC, categoria 4, para as categorias Elite Masculino/Sub 23, Elite Feminino/Sub 23, Junior Masculino e Feminino e Juvenil Masculino.

A prova ciclística acontece desde os anos 1950 na cidade, se tornando uma das mais tradicionais do Brasil, e nas últimas cinco edições, sendo válida para o Ranking Nacional, além de também ser parte do calendário da Copa São Paulo de Ciclismo, um dos maiores campeonatos de ciclismo por etapas do país, cujo um dos diretores, o comissário da Federação Paulista de Ciclismo Alessandro Giannini, é também de Araraquara.

A prova homenageia desde 1998 uma das maiores personalidades esportivas do Brasil, o ciclista olímpico Anésio Argenton, que nasceu em Boa Esperança do Sul e viveu em Araraquara. Ele foi considerado o maior ciclista para provas de velódromo da história do país, cujos feitos memoráveis foram retratados no
documentário “A Volta ao Mundo de Anésio Argenton”, filme que integrou o projeto Memórias do Esporte Olímpico Brasileiro, da ESPN/ Petrobrás de 2013, cujo levantamento histórico da vida e carreira do atleta foi realizado também por Alessandro Giannini, consultor da produtora do documentário.

A prova receberá atletas e equipes de todo o Estado de São Paulo e também de outras localidades do país, e acontecerá no Jardim Magnólias, próximo ao Condomínio Tipuanas e Acácias (mesmo local do Campeonato Brasileiro de Estrada de 2015), sendo uma das três únicas provas válidas para o ranking brasileiro do interior paulista. Todas as categorias oficiais são divididas por idade e também critério técnico, e haverá também categorias iniciantes extraoficiais, abertas apenas aos ciclistas estreantes do município, que nunca competiram, para qualquer tipo de bicicleta.

A equipe da Fundesport/Araraquara estará representada com todos os seus atletas, que integram desde as categorias de base como a Junior, até a Sênior B, passando pelas categorias Elite Masculino e Feminino (principais). Tem a liderança individual na Copa São Paulo de Ciclismo nas categorias Sub 30, com Carlos Eduardo Uchoa Vicente e na Elite Feminino, com Lusuelen Domingues dos Santos, e é a atual vice-líder por equipes da CSPC.

A realização da prova é da Prefeitura Municipal de Araraquara e Fundesport, com a organização da GT Eventos Esportivos e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo. Os apoios da Copa São Paulo de Ciclismo 2017 são da Mu Hu Bike Wear, roupas para ciclismo e Água Mineral H2 Ótima.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos