Select Page

Vereadora e secretária de Comunicação discutem campanhas de conscientização



Thainara ficou satisfeita com o encontro

Vereadora e secretária de Comunicação discutem campanhas de conscientização

A vereadora Thainara Faria (PT) reuniu-se com a secretária de Comunicação, Priscila Luiz, na tarde dessa quarta-feira (23), na Prefeitura. O objetivo do encontro foi discutir uma série de indicações protocoladas pela parlamentar no ano passado relativas a ações ambientais e informativas. “Todas as indicações foram respondidas em 2018, mas algumas ações não tiveram continuidade, por uma série de motivos. Vim discutir possibilidades para a sua execução”, explica Thainara.

O primeiro assunto abordado foram ações de conscientização para o descarte correto de lixo. “Em algumas áreas da cidade, há ruas inteiras utilizadas para descarte, e não estamos falando só de entulho, mas, sim, de lixo doméstico, de cozinha, banheiros, fraldas. Seria interessante pensar em campanhas de conscientização e em ações pontuais bem visuais, como cartazes, nos lugares mais largamente utilizados, com frases de efeito, como ‘Lixo aqui, não! Use o bolsão’, ou indicando a localização do bolsão mais próximo”, exemplifica a vereadora. Além de uma campanha informativa, Thainara havia proposto, no ano passado, a fixação de cartazes nos órgãos municipais, informando os endereços dos bolsões.

Para Priscila, o problema não está diretamente ligado ao desconhecimento da existência e da localização dos bolsões, mas, sim, a uma mudança comportamental. “Estamos programando uma ampla campanha educativa de conscientização que será lançada em breve, utilizando vídeos e meios digitais, além de folhetos informativos e cartazes”, adianta. “O objetivo é chamar a atenção das pessoas, pautar a conscientização e a importância da denúncia de irregularidades, entendendo o quão prejudicial o descarte irregular de lixo é para toda a cidade. É preciso que haja uma mudança comportamental, por isso queremos envolver as comunidades, que podem ser multiplicadoras, para tentarmos mudar os hábitos das pessoas”, acrescenta.

Outra campanha sugerida pela vereadora foi a “Cidade limpa, adote uma lixeira”. “A ideia é envolver a iniciativa privada, comerciantes e empresários, que patrocinariam a compra das lixeiras e as doariam para a cidade. Em contrapartida, eles poderiam divulgar seus logotipos nas lixeiras doadas. Havíamos sugerido, ainda, uma espécie de ‘personalização’ em lugares específicos, como praças ou teatros, de modo que as lixeiras interajam com o espaço”, explica Thainara. A secretária já havia começado a dialogar com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) sobre o projeto. “Vamos retomar esse diálogo para que o setor de Meio Ambiente estude a possibilidade”.

Thainara ficou satisfeita com o encontro. “A secretária entendeu a importância das nossas propostas e demonstrou estar aberta às ideias. Continuaremos acompanhando as questões e investindo no diálogo com o Executivo”, conclui.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos